Foram muitas as temporadas com predomínio do street wear na moda. O visual mais esportivo colocou em voga todas as peças que podia, criou um gosto do público pelo oversized, pelo utilitarismo (que trouxe de volta até a calça cargo) e até à pochete o público que ama moda adotou. A cultura do tênis que trouxe a popularidade até os chunky sneakers parece, no entanto, dar sinais de que está perto do fim. É que a moda está, aos poucos, se despertando novamente para o chic, para a feminilidade manifestada em diversas formas (como os looks de ombros poderosos dos anos 80) e anda com um certo olhar para os anos 70, resgatando, aos poucos, elementos desta década para criar um look atual.
Já cantamos por aqui que as botas longas estão de volta às passarelas depois de um longo hiato. O look mais desejável nesta temporada, no entanto, usa desta característica para criar looks mais femininos. O combo bota longa + casaco longo pode criar um jogo poderoso no visual, mesmo quando usado com as peças mais simples. Isso pode ser visto, por exemplo, na passarela da Celine, cuja coleção de inverno 2019 é a segunda assinada pelo diretor criativo Hedi Slimane para grife (Slimane causou uma revolução na Celine quando foi admitido pela marca). Slimane explorou os detalhes para trazer informação de moda a looks que poderiam passar batidos nas ruas.
Combinadas com os casacos longos e botas, ou com outros elementos femininos como camisas com laçadas, gola alta e salto alto, esta peça que poderia ser básica, cumpre a função de trazer feminilidade às produções e fazê-las ficar com um ar mais burguês. A saia mídi foi escolha de muitas das principais grifes do planeta para criar uma imagem feminina e poderosa. A Burberry (marca que criou o trench coat), por exemplo, apostou no combo trench + saia mídi para recriar um look que todo mundo já viu, porém, agora com a cara do fim dos anos 2010.
Recriar um look como esse de burguesa dos anos 70 (de preferência europeia) em casa não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta adotar peças-chave, como o casaco longo, as botas (ou scarpins) de salto alto, a saia mídi ou um vestido mais arrumado e adicionar uma bossa com acessórios. São bem vindos as camisas de laçada, as boinas, as bijus douradas e um belo batom vermelho, por exemplo. é legal sempre manter um elemento mais atual na produção para não parecer que saiu agora de um brechó (lugar perfeito, aliás, para garimpar todas essas peças). Dê uma olhada na nossa galeria para se inspirar e copiar os looks.
(por Deborah Couto)