Monalysa Alcântara, a Miss Brasil 2017, já está em Los Angeles, para onde embarcou no último domingo (12) e irá representar o país no Miss Universo deste ano. No próximo sábado (18), começam os eventos relacionados à premiação mundial, vencida na edição anterior pela candidata francesa: o primeiro deles é o National Costume, desfile no qual as candidatas desfilam com trajes típicos. "A escolha do tema do traje típico desse ano é a Floresta Amazônica e eu tô muito feliz porque é a cara do Brasil. Vai ficar maravilhoso!", afirmou a candidata sobre o look, avaliado em R$ 30 mil e assinado por Michelly X, que já fez produções para Ivete Sangalo e Xuxa Meneghel.
Denominada "Deusa Protetora da Natureza", a peça conta com flores artificiais, folhagens, cristais, metais laminados, tules, plumas e foi confeccionada em 30 dias. No dia do desfile, o traje escolhido pela piauiense - que minimizou os ataques racistas sofridos após ganhar o título - vai se transformar durante sua passagem pela passarela. "Ela entra com uma roupa escura, representando a Amazônia escura, toda queimada e se transforma na flora, que é uma roupa bem alegre", explicou Michelly X nos bastidores da prova do vestido. Segundo a stylist, a roupa também tem um engajamento social: "A ideia da peça é fazer um chamado para que as pessoas se conscientizem sobre a preservação da Amazônia, que é o pulmão do mundo. Além de evidenciar as riquezas naturais da flora do Brasil e, claro, valorizar toda a brasilidade de nossa Miss".
Sucessora da paranaense Raíssa Santana no título de Miss Brasil, a modelo destacou a importância social de sua vitória. "Eu fiquei conhecida nacionalmente e tenho recebido muito carinho das pessoas e isso é incrível. E com esse título eu posso representar milhares de brasileiros e também as mulheres negras. Eu sempre quis combater o preconceito racial, lutar contra as minorias e agora eu tenho representatividade", afirmou Monalysa, que marcou presença na SPFW deste ano.
(Por Marilise Gomes)