O Ministério Público no Ceará arquivou o caso que investigava os comentários preconceituosos disparados no ano passado contra a Miss Brasil 2014, Melissa Gurgel, por causa de seu sotaque. Para o procurador da República Edmac Trigueiro, a situação em questão não possuía elementos suficientes para virar uma denúncia à Justiça.
"Ele analisou o caso e avaliou que nenhuma das mensagens se caracterizava como racismo ou injúria. Por isso, pediu o arquivamento", informa o MPF-CE, ao ser procurado por Purepeople, sobre a decisão tomada na semana passada que agora vem à tona. O caso, no entanto, não foi totalmente finalizado. A sentença ainda falta ser homologada pela 2ª Câmara do órgão federal.
A cearense Melissa Gurgel foi alvo de comentários preconceituosos no Twitter após ser eleita a mulher mais bonita do Brasil, em setembro. Em uma das postagens feitas, um internauta escreveu que a jovem é "bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível". Outra mensagem fez um alerta: "Lembrem de deixar a TV no mudo quando a Miss Ceará for dar a palestra dela no Miss Brasil do ano que vem".
'Tenho orgulho dele', diz Melissa sobre sotaque
Na época, em entrevista ao Purepeople, Melissa lamentou o preconceito das pessoas com seu sotaque cearense. "Tenho orgulho dele, é a identidade de onde nasci. É uma pena que ainda haja esse tipo de comentário no Brasil. Os sotaques só reforçam a diversidade e a riqueza que existe no nosso país", disse ela.
"Não tenho orgulho só de ser cearense, mas também de ser brasileira. E a mulher brasileira é guerreira, não se abate. Essas pessoas que fizeram esses comentários vão me conhecer aos poucos e ver que posicionamentos como esses não me afetam", completou a miss.
A reportagem tentou entrar em contato com a jovem para repercutir a decisão de arquivamento do caso pelo MPF, mas não obteve sucesso devido aos seus compromissos profissionais. Melissa está nos Estados Unidos se preparando para o concurso Miss Universo, que será realizado neste domingo (25).
Brasil não ganha o Miss Universo há 47 anos
A jovem cearense vai tentar quebrar um longo hiato de 47 anos. Desde 1968, com Martha Vasconcellos, o Brasil não leva para casa a coroa de mulher mais bonita do mundo. A outra brasileira a vencer foi Ieda Maria Vargas, em 1963. A última vez que o país chegou mais perto do título foi em 2007 com Natália Guimarães, que ficou em 2º lugar, perdendo para a japonesa Riyo Mori.
A Miss Brasil 2014 vai disputar o concurso com representantes de mais de 80 países. A eleita receberá a coroa das mãos da venezuelana Gabriela Isler, última campeã. No mesmo concurso, a brasileira Jakelyne Oliveira ficou em quinto lugar e lamentou sua colocação.
(Por Anderson Dezan)