Michael Shumacher passou por uma segunda cirurgia na manhã desta terça-feira (31) e apresentou pequena melhora. De acordo com o jornal "Folha de São Paulo", a equipe médica do Centro Hospitalar Universitário de Grenoble onde o alemão está internado informou que "a situação melhorou um pouco após uma a nova cirurgia". Schumacher permanece sob cuidados intensivos desde sábado (28), após sofrer traumatismo craniano devido a uma queda enquanto praticava esqui na França.
Apesar da melhora, o médico anestesista Jean-François Payen reforçou que o "estado médico ainda é crítico e muito frágil" e que não é possível apontar um futuro para o quadro clínico do ex-piloto de Fórmula 1. "Ele continua em "hipotermia" e "coma" induzidos", afirmou Payen.
Segundo Jean-François, a equipe médica está atenta aguardando os resultados da cirurgia. "As próximas horas são cruciais. Ganhamos um pouco de tempo em sua evolução", afirmou na coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (31) na França.
Os médicos decidiram fazer a segunda cirurgia em Schumacher após o ex-piloto ter apresentado leve melhora identificada pelo resultado de uma tomografia. A operação focou na drenagem do hematoma que se formou na parte esquerda do cérebro. Médicos instalaram um dispositivo no cérebro de Schumacher com o objetivo de fazer a pressão intracraniana diminuir.
O ex-piloto de Fórmula 1 sofreu hemorragia cerebral após cair de cabeça em uma pedra durante passeio de esqui nos Alpes Franceses nesta sábado (28). Ele foi atendido 10 minutos após a queda e passou pela primeira cirurgia de emergência. O estado de saúde do alemão é considerado crítico.