Prestes a estrear como Rubião, vilão da novela "Liberdade, Liberdade", Mateus Solano já caiu do cavalo durante as gravações, e aparece nu durante a tortura sofrida pelo personagem no teaser da nova trama das onze. Sempre bem-humorado, o ator conta que não tem nenhum problema com a nudez e ainda faz piada: "Se tiver que mostrar meu útero, eu mostro! (risos)".
Na história, que tem como protagonista a filha de Tirandentes, o personagem de Mateus é o delator dos inconfidentes. Mas para o ator, as atitudes de Rubião são até certo ponto justificáveis. "Ele delata sob tortura. Sem querer defendê-lo, mas já defendendo, acho que a tortura é um método muito covarde de você conseguir qualquer verdade e até a verdade que você quer", ele explica. "Mas tirando isso, ele é mau mesmo", completa.
Solano resume a saga do antagonista: "Ele delata o pai, mata a mãe e e se apaixona pela Joaquina (Andreia Horta) lá na frente, sem saber. Bom, já temos uma novela, né?!". Por causa do horário, a trama pode explorar um pouco mais as cenas de sexo e nudez, o que não é problema para o ator. "Conversei muito com o Vinícius, para saber o que ele queria, o quanto ia me expor ou não e tal. Para fazer a cena o melhor possível. Se tiver que mostrar meu útero, eu mostro! (risos)".
Relação de amor e respeito com o público
Casado com Paula Braun desde setembro de 2011 e pai de dois filhos, Flora e Benjamin, Mateus declara que não se preocupa se aumentar o assédio por causa das cenas de nu na novela: "Ah, quem for me assediar ainda hoje, gente, perdeu o bonde (risos). Porque eu sou muito bem casado. E todo mundo sabe. Ás vezes alguém fala 'ui, que maravilha!' E em seguida: 'Desculpa, Paulinha'. Até porque ela também nas redes sociais é muito simpática. Eu tenho uma relação de amor com o público que é muito respeitosa nesse sentido".
Para viver Rubião, o intérprete precisou malhar o tórax. "Eu e o Vinícius (Coimbra, diretor da trama) achamos que o personagem era mais largo que eu, com mais ombro e tal. Por isso eu corri atrás desse ombro". Ele contou com aulas de esgrima, boxe, equitação, da própria preparação para o papel, para conquistar o físico do personagem. "Foi pauleira!", comentou. Apesar das cenas de nu e dos ombros mais largos, Paula garante que não tem ciúme do marido.
'Não tem problema se me odiarem, não'
O último trabalho de Solano em novelas foi o Félix, de "Amor à Vida", que caiu nas graças do público pelas tiradas engraçadas e ácidas. Mas nem sempre a recepção do público é comd demonstrações de amor. "Eu já fiz um vilão no teatro infantil e fui vaiado. A princípio estranhei aquilo, mas imediatamente entendi que era uma ovação para mim", relembra, e conclui: "Fiz o meu trabalho. Então acho que não tem problema se me odiarem, não".
Diferentemente de Félix, Rubião é um personagem sério. Mateus acredita que todo ser humano tem humor, mas o desse personagem fica bem escondido. "O humor do Rubião é a última coisa que eu estou pensando para ele", afirma. Já o ator, não esconde o jeito brincalhão e faz piada com seu próprio comportamento. "Às vezes eu dou pinta e falam que é do Félix. A pinta é minha, gente. Deixa eu dar pinta, também", diz, dando risadas.
(Por Samyta Nunes)