Atualmente no ar na novela "Pega Pega" como Eric, par de Camila Queiroz, a quem elogiou pela parceria, Mateus Solano decidiu trazer seu lado sustentável para os Estúdios Globo e distribuiu copos recicláveis - com o logo do folhetim - para os colegas de emissora para evitar o desperdício. O ator, inclusive, deu uma pequena palestra para o elenco para mostrar que toneladas de plásticos seriam economizados caso os copos fossem reutilizados. "Temos que mudar, procurar novas formas de viver. Não parece, mas as pequenas atitudes podem ter grandes impactos", avaliou em entrevista ao jornal "O Globo". Filha de Mateus na trama, Valentina Herszage, que adotou franja para viver a Bebeth, garantiu que os atores aprovaram a ideia: "E pior que todo mundo está usando. Até porque ele cobra, pergunta: 'Cadê seu copo? Te dou um novo!'".
Casado com Paula Braun e pai de Flora, de 6 anos, e Benjamin, de 2, Solano disse que tenta ensinar os filhos a terem uma visão mais ecológica. Porém, o ator, cuja terapia é lavar louça, garantiu que não é fã de discursos: "Não é legal ficar só falando disso, porque aí eu viro o ecochato. Eu preciso ser o cara que faz isso, que traz isso para a vida. E aí as pessoas que gostam de mim ou do meu trabalho podem ver isso e pensar: 'Poxa, gostei do que ele fez, vou tomar essa atitude também'".
Adeptos da vida sustentável, Solano e a mulher compraram um carro hibrido, reformaram a casa para reutilizar a água da chuva e instalaram placas para armazenar energia solar. Além disso, Solano, que criticou os políticos brasileiros, frequenta feiras orgânicas e procura dar preferência a produtores locais: "Ainda tenho muito o que avançar, claro, mas acredito que estou no caminho certo. A natureza é um milagre do qual o ser humano comete a estupidez de não participar diariamente. A gente tem que olhar para o sol, olhar para a nuvem, olhar para a grama (passa a mão por um gramado ao seu lado). Ainda mais na cidade onde a gente vive: você vê o horizonte, vê o morro, vê um bicho que só tem na Mata Atlântica... e a gente fica preocupado com dinheiro".
(Por Tatiana Mariano)