Revelação do sertanejo, Yasmin Santos se tornou um dos hits de maior sucesso nas rádios e na internet. A voz poderosa da cantora lembra muito a de Marília Mendonça, que interrompeu a carreira temporariamente para se dedicar ao filho no fim da gravidez. "Muita gente já confundiu, principalmente, quando é uma música nova e toca no rádio. Até a pessoa saber quem é quem gera uma confusão, sim (risos)", fala intérprete do hit "Para, Pensa e Volta", com participação de Marília, ao Purepeople. A postura de Yasmin no palco, suas letras sobre desilusões e traições também confundem os fãs: "Como eu também componho, muitas das histórias que viram músicas, são inspiradas em casos que já aconteceram comigo ou com amigos".
Comparada à Marília, cujo ano de 2019 foi recheado de novidades, Yasmin garantiu que a confusão frequente não incomoda. "Para mim é uma honra! A própria Marília já disse que nós somos gêmeas de voz... imagina isso, que privilégio ouvir isso dela", comenta a jovem de 20 anos sobre a goiana, corada rainha do Caldas Country. Yasmin, inclusive, tem Marília como inspiração: "São vários os artistas que me inspiram e que hoje, graças a Deus, eu tenho a oportunidade de encontrar às vezes, conversar, mas todo mundo sabe do carinho e da admiração que eu tenho pela Marília Mendonça. Sem dúvidas ela é a minha grande inspiração".
Com 608 mil seguidores no Instagram, Yasmin conta como encara críticas na web. "Eu tenho uma relação muito boa com os meus fãs, é uma galera que eu amo mesmo e estamos sempre conversando pelas redes sociais. As críticas sempre vão existir, tanto as construtivas quanto as que fazem só para chatear a gente. Com o tempo eu fui aprendendo a lidar com isso", afirma. Questionada se planeja carreira fora do Brasil, Yasmin não hesita: "Eu sei que tem muita gente lá fora que gosta de sertanejo e até recebo algumas mensagens de gente que me ouve. Hoje em dia essa troca ficou muito mais fácil, mas tudo tem o seu tempo".
Yasmin relembra também o início da carreira. "Eu sempre gostei de escrever e desde muito pequena já escrevia algumas músicas. Até que um dia a minha avó me deu um violão e foi ali que tudo começou. Eu aprendi a tocar sozinha, com aquelas apostilas de violão", explica. A artista revela ainda como ingressou no feminejo: "Eu sempre cantei de tudo um pouco, mas quando me apresentava nos barzinhos do litoral de São Paulo, onde eu morava e onde eu comecei, o forte era o sertanejo mesmo. Inclusive, as músicas da Marília, que é a nossa grande rainha da sofrência".
Em 2018, Yasmin lançou a canção "Saudade Nível Hard" e o primeiro DVD da carreira. Depois, ela gravou o clássico "Evidências", faixa eternizada por Chitãozinho e Xororó, que foi trilha da novela "A Dona do Pedaço", e divulgou "Mensagem Só de Ida", parceria com Maiara e Maraisa. "A gravação desse DVD foi mais que um sonho realizado. Foi o meu primeiro DVD e eu tive a felicidade de ter tanta gente que serviu e serve como inspiração para mim, foi realmente incrível. Esse ano nós lançamos todas as faixas desse projeto e para o ano que vem já tem muita novidade chegando", adianta.
(Por Patrícia Dias)