Você já deve ter notado que o pink está com tudo na maquiagem: sombra rosa esfumadinha, delineado colorido, sombra glossy, iluminador com fundinho rosa e até o clássico batom pink voltaram com tudo. E nesse mood girlie, o rose gold veio pra ficar! A cor é democrática e pode ser usada como um ponto de cor na make, sem exageros, em qualquer evento, do dia à noite. "Esse estilo de maquiagem é muito versátil, e por ser um tom neutro, possibilita muitas combinações e ocasiões", contou a maquiadora Júlia Velasco, que nos deu o caminho das pedras para fazer a make rose gold em casa!
Para criar a make rose gold, Júlia aconselha procurar por produtos que tenham pigmentos soltos, como sombra e iluminador, mas vale apostar na textura que você já tem em casa! "Em relação à se aventurar com texturas, não há regras na maquiagem e na arte", diz. Para escolher o iluminador, que na falta de uma sombra rosinha pode ser usado nos olhos, ela dá as dicas para cada tom de pele. "Na pele clarinha usamos um iluminador puxado para o pérola rosado, e peles morenas a negras, iluminadores com o fundo mais dourado ou bronze. Se os olhos forem mais dourados, é interessante que o iluminador siga essa linha, para criar um equilíbrio", ensina.
Na pele, o iluminador é o produto-chave para dar aquele toque glowy, de make reluzente, além de ajudar no visual glass skin, que é tendência para o verão 2019! Só que além da pele, a área dos olhos também ganham destaque, e Júlia ensina o segredo. "O segredo é fazer um bom fundo de sombra no concavo com um tom do rosa ou marrom um pouco mais escuro que a sombra da pálpebra. Essa deve ser bem iluminada para sobressair".
A make rose gold é delicada e, por isso, é preciso equilíbrio entre olhos e boca, para não criar um look pesado e pink demais. Como os olhos ganham muita atenção, a ideia é escolher um batom que valorize o tom natural da boca, com apenas uma pitada de pink. "Particularmente com o estudo das cores, o olho no estilo rose gold remete muito à delicadeza e romantismo, então prefiro fazer uma boca que traduza isso também, como usar batons que revivam a cor da boca, ou outros tons de nude puxados para o rosa, com acabamento matte, acetinado ou gloss", ensina Júlia. Para quem curte batons mais intensos, como o vermelho, que nunca sai de moda, Júlia alerta. "Batons fortes com esse estilo de maquiagem devem ser estudados no "conjunto da obra", roupa, cabelo, maquiagem e ocasião, para não criar uma imagem desequilibrada".
(Por Beatriz Doblas)