Quem viveu os anos 90 deve se lembrar o quanto era chique e bacana criar uma maquiagem toda em tons terrosos e complementar o look com aquele batom marrom. Se fosse cintilante, então, tanto melhor. Pois a moda, que anda olhando com carinho para os anos 90 nas últimas temporadas (já viu que a calça jeans reta está de volta?), resgatou o batom marrom e outras cores bem escuras, além do eterno vermelho matte, para criar looks mais emocionantes de maquiagem. Você quer aderir as cores de batom que têm a cara do inverno e não sabe como aplicar a tendência no dia a dia? A gente dá três dicas para te facilitar a vida.
Aproveite que os tons de marrom estão em alta para investir em um look combinadinho. A sombra esfumada, por exemplo, é discreta e cria um visual muito chique, que com certeza vai combinar com o batom marrom escuro. O mesmo pode ser aplicado aos tons de ameixa. Ambas as cores apareceram nas passarelas internacionais, tanto nas coleções de inverno 2019 quanto nos looks das coleções cruise 2020, em grifes como Chloé e Tommy Hilfiger, por exemplo. Outras variações mais ousadas também foram vistas tanto em passarelas tradicionais -- como o desfile da coleção cruise 2020 da Chanel, que teve um batom preto com efeito brilhante entre os looks de beleza -- quanto em looks vanguardistas, como os da Yohji Yamamoto, marca que levou o batom azul para a passarela.
Viemos de uma sequência de temporadas em que a "no make up make up" (ou maquiagem "nada") predominou entre as tendências de beleza. Se você está, então, desacostumada de um look com olho tudo boca tudo (como o estilo anos 80 que rolou na coleção cruise 2020 da Louis Vuitton, por exemplo) pode apostar apenas em um batom. Não é que você vai sair de casa com zero maquiagem, mas vale apostar numa pele leve e bem feita, máscara de cílios transparente, por exemplo, e o batom escuro. São aqueles truques que a gente coloca em prática para parecer que não fez nada!
Um aspecto que deve ser ressaltado sobre os tons mais escuros de batom, como o marrom, o ameixa e o preto, por exemplo, é que eles geralmente acabam "envelhecendo" um pouco o rosto. É que seu contraste com o restante da face faz com que ela pareça um pouco mais pálida e menos viçosa. O segredo, então é compensar esse porém tanto na maquiagem (reforçando, por exemplo, o blush nas maçãs do rosto e a máscara de cílios) quanto no look (apostando em uma produção mais jovem!).
(por Deborah Couto)