Será que a calça skinny está com os dias contados? O modelo de jeans mais justinho na perna reinou absoluto nas passarelas e nos looks dos fashionistas durante anos, mas vem perdendo, pouco a pouco, a majestade. O mom jeans foi um dos primeiros modelos a ameaçar o reinado da skinny e acabou caindo no gosto do público e sendo, também, um dos modelos da vez. Acontece que o mom jeans não é assim tão fácil de usar quanto a skinny, já que tem uma modelagem retrô (que tem certa tendência a achatar a silhueta) e a cintura altíssima. Já a modelagem reta é mais democrática e fica bem em todos (sim, TODOS) os tipos de corpos. Por isso a peça "corre sério risco" de se tornar a queridinha do momento.
A gente se cansa de repetir que a moda é cíclica, mas não tem como reforçar a afirmação. Desde as últimas temporadas, aliás, ela parece uma linha do tempo. Além de um grande revival dos anos 70 (década que, aliás, estava na moda nos anos 90) e uma revisitação dos anos 80 (que, por sua vez, era hit no início dos anos 2000) os looks do início do século estão mesmo de volta. Quem não se lembra da febre da calça cargo, que invadiu todas as passarelas, araras (e figurino das pop stars) no fim dos anos 90 e início dos 2000. Pois o jeans está, também, voltando a ser a o que era.
Os modelos flare e de perna reta foram febre nos anos 90/2000 justamente por remeterem aos anos 70. Eles compõem aquele estilo hippie chic que reinava naquele momento e ficam bem em qualquer tipo de corpo, além de alongar a silhueta. O modelo flare já é velho conhecido e com a cintura alta e um par de saltos ele opera milagres em qualquer silhueta. Já a calça reta vem voltando aos poucos. Ela é versátil e combina tanto com looks mais sofisticados, com scarpins de salto, por exemplo, até com produções mais despojadas, com mule ou mesmo tênis. O modelo ligeiramente flare (especialmente as cropped) também têm o poder de cumprir a mesma função.
A calça de modelagem reta ainda tem outro aspecto que a faz o mais democrático dos modelos: é unissex. Repare, na nossa galeria, nos looks da passarela masculina do verão 2020 da Celine. Os looks são (todos!) facilmente desejáveis por nós mulheres e ainda valorizam diversos tipos de corpo. Aliás, o styling reforça o fim do gênero, trazendo cabelos, óculos e acessórios também sem gênero. Isso significa que você pode se inspirar nas passarelas (e nos jeans) masculinos para montar o seu look do inverno e do verão 2020. Confira tudo na nossa galeria!
(por Deborah Couto)