Apesar de ter uma textura que não é recomendada para fazer a make do momento, o pó é um produto muito utilizado para controlar a oleosidade da pele, mas qual será o melhor entre todos os estilos? Translúcido, mineral, compacto ou solto, todos exercem a mesma função, mas alcançam resultados diferentes assim como os pincéis próprios para passar base. Em entrevista para o Purepeople, o maquiador Robson Assis descreve as características de cada um, deixando claro suas diferenças, além de indicar o que funciona melhor para a pele oleosa e seca. "Em cada uma das quatro, a maquiagem fica com uma aparência natural", aponta o especialista.
Esse cosmético pode ser encontrado em diversas cores, mas o branco é o que costuma ser mais utilizado. Mesmo com o tom mais claro, ele pode ser usado em qualquer tonalidade de pele ao ser composto por partículas minusculas que somem quando o produto é aplicado da maneira correta. "Esse estilo é bem fininho e solto, ideal também para finalização das makes e para todo tipo de pele", esclarece o profissional do Werner Coiffeur ao alertar: " Deve haver cuidado para não deixar em excesso e causar aquele estranhamento com os flashes das fotos." Por ser o último passo da maquiagem, ele pode ser considerado uma carta na manga para fazer a maquiagem durar mais. "O pó translucido é um coringa para peles oleosas, além do mineral, pois não irá pesar jamais", revela Robson ao sugerir o uso do pó em ocasiões específicas: "Para festas e eventos noturnos."
Para quem deseja aderir a moda da "no makeup", é aconselhado optar pelo produto com esse material além de investir em cuidados com a pele. "O pó mineral tem uma textura suave e consistência bem soltinha", detalha o especialista ao acrescentar: "Ele é ideal para quem sofre com pele oleosa e poros obstruídos." Por ter minerais como matéria-prima, ele costuma não aparentar problemas em quem tem alergia: "Ele é ótimo para um visual bem natural e quase 'make nada'. Ainda é livre de alergias e não agride os poros."
Esse estilo de pó pode ser um substituto da base por ter um acabamento melhor do que os outros tipos. "O pó compacto é o mais conhecido pelo público feminino, já que consegue se adaptar a quase todos os tipos de pele e ainda conquista uma cobertura mais intensa, deixando o visual seco", esclarece o maquiador ao propor: "É mais ideal para usar no dia a dia, para o trabalho com fator de proteção solar (FPS) e até em eventos noturnos, antes de acabamentos com pó solto."
Assim como o mineral, esse modelo de pó é recomendado para quem quer uma maquiagem mais natural devido às suas características como Robson explica: "Ele é mais usado para finalizar makes naturais, pois, como o próprio nome já diz, não tem uma cobertura intensa e sim, mais suave por ser solto." O ideal é utilizar o cosmético após a aplicação de outra base: "O pó solto e translúcido são mais indicados para acabamento, principalmente, de maquiagens mais elaboradas, pois não são ideais para cobrir imperfeições."
Engana-se quem acreditava que só existiam esses tipos de pó! Além dos cosméticos já citados, outros dois podem ser encontrados na textura que foi evitada para a maquiagem de casamento da Isis Valverde. "Tem também o pó bronzeador e iluminador, que possuem funções distintas", evidencia o profissional ao complementar: "O bronzeador será usado por cima da base, e antes do blush, em todo o rosto. O iluminador é um dos últimos passos, em pontos estratégicos, como no nariz e canto dos olhos." Apesar de não existir uma regra que proíba o uso de maquiagem em pó para peles secas, Robson indica: "Todos os tipos de pós podem ser usados em peles mais oleosas, pois garantem um visual mais sequinho, mas, geralmente, peles secas podem usar bases mais densas, líquidas e mousse, e não necessariamente pó."
(Por Fernanda Casagrande)