Manoel Carlos está se despedindo das novelas com "Em Família". Após mais de 10 folhetins, o autor passará a se dedicar a obras mais curtas, deixando o telespectador com saudades das tramas. Em entrevista ao "Encontro com Fátima Bernardes", nesta quinta-feira (20), Maneco falou sobre um fechamento de um ciclo em sua carreira nas novelas.
"Eu preferi pedir para fazer a última Helena, embora a Globo não concorde, porque me sinto ainda em condições de levar uma novela até o fim. Mas sinto que é muita coisa. Pelo menos vai ser uma novela menor... Eu pedi para serem 150 capítulos, mas me deram 170 (risos)", afirmou Manoel Carlos no programa.
O fim do clico nas telenovelas teve na icônica Helena um referencial. A escolha de Julia Lemmertz para o papel de "Em Família" tem a ver com o fato de a mãe da atriz, Lilian, ter vivido a personagem em "Baila Comigo" (1981). Mas erra quem acredita que ela é uma heroína.
"Helena precisa ser absolutamente comum, tão comum que as pessoas até estranhem. Muitas atrizes podem fazer, a verdade é essa. Mas eu tenho que encontrar numa atriz uma razão para fazer aquela. Foi assim com a Vera Fischer , com a Christiane Torloni e agora com a Julia Lemmertz. Ela tem mais defeitos que qualidades, ela mente muito, sempre trai o marido, engana o filho", afirma Manoel Carlos.
Helena é tão comum, que o autor se inspira em pessoas de sua convivência para criar o caráter das personagens. "Eu tenho uma excelente memória familiar. Eu me lembro muito de amigos e vizinhos também. E leio muito jornal... ás vezes encontro uma nota num cantinho e levo aquilo. Muita gente chega pra mim e diz 'Minha vida dá uma novela', mas aí não posso usar, pois é muito real. Novela tem que ser verossímil e não verdadeira", afirmou.
Ao lado de Maneco, Natália do Vale, que esteve em cinco novelas do autor, comentou seu papel de "Em Família", na qual vive Chica, mãe de Helena. Para a atriz, fazer a personagem vai além da alegria de estar em uma novela do autor.
"Eu tinha uma ligação muito forte com a Lilian, mãe da Julia. Eu convivi pouco com ela, mas passamos muitos Natais e datas importantes juntas. Lembro-me de sempre ver a Julinha acompanhar o trabalho da mãe. Quando eu soube, há muito tempo, que ela seria a Helena de 'Em Família', eu pensei lá no fundo: 'Poderiam muito me convidar para fazer a mãe dela'", contou. "E não é que eu recebo a ligação do Jayme Monjardim me chamando pra fazer este papel? Fiquei muito feliz".
Natália ainda teve outra surpresa relacionada ao papel quando encontrou Júlia Lemmertz em uma das reuniões do elenco. "Ela me chamou em um canto e disse 'Eu trouxe algo da minha mãe pra você' e me entregou uma bolsinha de veludo. Quando eu abri, tinha uma pulseira que era da Lilian. Desde aquele dia, eu nunca mais tirei ela do pulso e já a incorporei à personagem", contou Natália do Vale durante o "Encontro".