Depois da Globo, é o SBT que está promovendo um enxugamento no seu elenco. Em menos de um mês, vários nomes do casting da emissora paulista, que completa 40 anos em 2021, não tiveram seus contratos renovados ou foram demitidos. Além da área artística, o corte no número de funcionários atingiu também o lado de trás das câmeras. Já deixaram a rede de Silvio Santos Roberto Cabrini, Lívia Andrade, Leão Lobo, Carlinhos Aguiar, Mamma Bruschetta, Rachel Sheherazade e Maisa Silva, que anunciou seu desligamento no final de semana após 13 anos.
A atriz, apresentadora e cantora chegou ao SBT em 2007 para comandar o "Sábado Animado" e desde março de 2019 estava à frente do "Programa da Maisa". Agora sem vínculo com a emissora, a adolescente irá fazer participações especiais em programas como "Teleton". "A decisão foi tomada por conta de novos projetos pessoais e profissionais que Maisa tem vontade de fazer", explicou o SBT em nota. "Essa mudança partiu desse incômodo dentro de mim, alguma coisa que dizia que eu deveria dar um passo a mais e sair da minha zona de conforto [...] Eu comecei a ter propostas de outros projetos que eu também tinha vontade", completou a artista fazendo um agradecimento ao dono. "O Silvio Santos fez tantas coisas por mim que vocês não tem noção (...). Ajudou a garantir que a gente não caísse em nenhuma pegadinha, em nenhum contrato ruim que pudesse me prejudicar futuramente", exaltou.
Contratado em 2009, quando estava na Record TV, Roberto Cabrini conduzia desde 2010 o programa jornalístico "Conexão Repórter", vencedor de sete estatuetas do Troféu Imprensa. O desligamento do jornalista foi o primeiro corte que o SBT fez. O custo elevado da atração, que não dava retorno financeiro, foi apontado como causa de sua extinção. Menos de um mês após seu desligamento, o apresentador retornou para a emissora de Edir Macedo, onde fará matérias para o "Domingo Espetacular".
Outra baixa no jornalismo foi a âncora do "SBT Brasil" Rachel Sheherazade. Dona de comentários e opiniões polêmicos, a apresentadora do principal telejornal da emissora não teria seu contrato renovado no último dia de outubro deste ano. Porém, em 28 de setembro gravou um vídeo dizendo que havia sido demitida por e-mail. Rachel estava desde 2011 no telejornal. Nos bastidores, o diretor Michael Ukstin e as produções do "Bom Dia & Cia." (de Silvia Abravanel), "Topa ou Não Topa" (de Patricia Abravanel) e "Programa Raul Gil" também foram cortados.
A redução no quadro de funcionários atingiu ainda o extinto programa "Fofocalizando", que nasceu batizado de "Fofocando" e atualmente se chama "Triturando". Livia Andrade, Mamma Bruschetta e Leão Lobo não renovaram seus contratos em comum acordo. Em vídeo após seu desligamento, Livia acalmou os fãs afirmando que estava tudo bem. Prevista para este ano, a novela "Poliana Moça" foi adiada para o ano que vem por conta da pandemia da Covid-19. Os atores que já haviam iniciado as gravações viram seus contratos não serem renovados. Participante do "Jogo dos Pontinhos" do "Programa Silvio Santos" ao lado de Livia, Carlinhos Aguiar também acabou dispensado da emissora, que no fim do ano passado havia perdido Larissa Manoela para a Globo. Por fim, os humoristas do Café com Bobagem, do elenco de "A Praça é Nossa", também foram desligados
(por Guilherme Guidorizzi)