O verão chegou cheio de cores na moda! Seja em produções para praia e piscina ou no street wear, usar um look vibrante e colorido combina com a temporada de calor. No entanto, com o passar dos anos, foram se perpetuando verdadeiros tabus sobre algumas nuances e o uso geral delas nos outfits.
"As cores são de extrema importância para o nosso visual. Elas podem dizer muito sobre realces, mas nem sempre alguém tem a experiência de ser assertiva na escolha da paleta de colorações", opina o estilista Charles Hermann. A seguir, o expert em moda revela 10 mitos e verdades que vão te deixar mais confiante no uso das cores em diferentes looks!
Mito. "Cores foram feitas para se comporem e para destacar uma a outra, embora, claro, possa existir pessoas que não fiquem tão bem usando algumas cores juntas. Entretanto, tudo irá depender do propósito e estilo de cada um", aponta o estilista do Victoria Alta Costura.
Mito. Segundo Charles, a cor é uma coringa em qualquer estação, mas não é responsável por garantir um visual mais afinado.
"Preto não emagrece. Ele ajuda a não evidenciar as marcas causadas pelo excesso de gordura localizada ou sobrepeso. Porém, tudo depende do corte ou estilo da roupa escolhida e como ela veste em cada pessoa. Caso não seja o estilo certo para a pessoa, a peça não ficará boa, não importa a cor", opina.
Mito. "É o mesmo efeito da cor preta, ou seja, se a peça tiver um belo corte irá ajudar no efeito visual, favorecendo a pessoa com um aspecto mais alongado", destaca o especialista sobre a nuance queridinha entre as brasileiras no Réveillon.
Verdade. Para o especialista, investir em produções pode ser uma aposta acertada. "Looks monocromáticos são extremamente elegantes, mas devem ser usados com equilíbrio para não ficar over", aponta.
Mito. "O processo de análise de coloração é uma ilusão de cores sobre a pele. Entretanto, na minha visão, a questão não depende somente da tonalidade da pele, mas também do estilo de cada cor e pessoa. É um combo que precisa ser analisado em conjunto", salienta.
Mito. "A cor amarela representa liberdade e autocontrole e não precisamos usar somente os tons de peles mais escuros. Ela cai bem em qualquer tipo de pele, caso a peça seja certa para cada estilo e corpo", opina Charles.
Verdade. Na opinião do especialista, incluir nuances diferentes é mais certeiro. "Nunca devemos fazer tons de makes iguais aos dos looks. Usar tons pastéis são as melhores opções para acertar e manter a elegância", conta.
Verdade. "Mulheres plus size podem usar o que quiserem. Essa é uma visão antiga que não tem mais fundamento. Devemos seguir acreditando em uma moda já que podemos montar looks belíssimos para todos os estilos e corpos", reforça o estilista
Mito. "Quando estamos bronzeados achamos que o tom de pele fica mais favorável a algumas cores, entretanto, o bronze é uma ilusão já que só ajuda a acentuar pontos a mais nas cores já utilizadas", finaliza Charles Hermann.