Mais uma perda devasta os fãs da TV brasileira em 2023: Lolita Rodrigues morreu na madrugada deste domingo (05), aos 94 anos. A informação foi revelada pelo G1 e confirmada pela filha da lendária artista, Sílvia Rodrigues. A atriz veio a óbito por conta de uma pneumonia.
Segundo informações do G1, Lolita morreu por volta das 4h30 no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, onde estava internada. Longe da televisão há 13 anos, a atriz vivia na capital da Paraíba de forma reclusa com a filha. O velório e a cremação acontecem ainda neste domingo (05), em uma cerimônia restrita apenas a amigos e familiares.
Lolita é filha de imigrantes espanhóis e nasceu em Santos, em São Paulo, em março de 1929. Iniciou a carreira artística com apenas 10 anos, em radionovelas. Nas décadas seguintes, tornou-se cantora e chegou a faturar duas vezes o cobiçado prêmio de "Melhor Cantora" dos Troféus Roquette Pinto.
Em 18 de setembro de 1950, Lolita entrou para a história ao participar da primeira transmissão da TV brasileira, onde cantou o "Hino da Televisão Brasileira". Na ocasião, ela substituiu Hebe Camargo, de quem foi melhor amiga até a morte da apresentadora, em 2012. Amizade, que diga-se de passagem, gerou a entrevista histórica ao "Programa do Jô", em 2000. Nair Bello, também já falecida, completava o trio inseparável.
Lolita se tornou atriz em 1957, quando interpretou a protagonista da novela "O Corcunda de Notre Dame", da TV Tupi. Foram mais de 50 anos como atriz de telenovelas e diversos folhetins de sucesso no currículo, como "Sassaricando", "Rainha da Sucata" e "Pé Na Jaca". A última participação foi em "Viver a Vida", exibida entre 2009 e 2010.