Fafá de Belém , que enalteceu a conscientização na moda no último Baile da Vogue, usou suas redes sociais para fazer duras críticas ao Rock in Rio. Na segunda-feira (29), o festival anunciou o 'Dia Brasil' - que contou com bastidores polêmicos -, quando somente artistas nacionais subirão aos palcos para celebrar a música brasileira. Acontece que uma região do país parece ter sido esquecida pela produção do evento: o Norte. A cantora, nascida em Belém (PA), não deixou de se posicionar frente ao absurdo.
Ritmos amazônicos como o carimbó e o tecnobrega foram deixados de lado pelo Rock in Rio, em um dia que deveria celebrar a musica brasileira. Nesta terça-feira (30), Fafá de Belém publicou um desabafo em seu Instagram criticando a situação. "A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país? Onde está Dona Odete, Gaby Amarantos que é vencedora do Grammy, Joelma, Aíla, onde estou eu?", questionou a voz de 'Abandonada'.
Fafá seguiu, questionando a ausência de representações culturais nortistas: "Onde está o carimbó, o siriá, o boi bumbá, o Caprichoso, o Garantido, Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro, Joelma Klaudia, gangue do eletro, aparelhagens (Carabao, Crocodilo, Tupinamba), Nilson Chaves, Arthur Nogueira, Suraras do Tapajos, Kae Guajajara, as guitarradas do Pará, o tecnobrega, artistas indigenas, e TANTOS OUTROS que levam a cultura do norte no seu sangue e na sua vida?".
"O Norte será sempre visto como peça decorativa de festas da elite? É muito triste sentir na pele a força da realidade batendo na nossa cara. O maior festival de música do país tem um DIA BRASIL e nos coloca da porta pra fora. Mais uma vez nos provam que o norte continua sendo um artigo folclórico usado como e quando querem, pra uma imagem cool", escreveu um dos maiores nomes da música brasileira.
Por fim, ela marcou o vice-presidente artístico do Rock in Rio, além da conta oficial do festival e deu um recado que, com certeza, os fez engolir seco. "Pertencimento é muito diferente do uso por conveniência. Nós aprendemos isso a duras penas, e exigimos respeito! @zericardooficial @rockinrio!!!", concluiu Fafá.
Nos comentários, artistas como Joelma, Manu Bahtidão e Aíla apoiaram o posicionamento da cantora. "Não vão nos apagar. O norte também faz parte da cultura Brasileira!", declarou a voz de 'Voando para o Pará'. "É sempre essa vergonha, mas não vamos parar, nós somos mais fortes! Mas que é inaceitável, isso é sim!", escreveu Manu, também indignada.