Desde que se submeteu a cirurgia bariátrica para perder peso, Leandro Hassum viu o seu corpo mudar radicalmente em um período de pouco mais de quatro meses. O ator já está com 32 quilos a menos e falou em entrevista à "Caras", nesta quarta-feira (18), sobre sua rotina alimentar, e ainda contou que, por enquanto, não pretende se submeter a uma cirurgia para retirada de excesso de pele. "Não despenquei", brincou.
Sobre a operação para emagrecer, Hassum foi categórico: "Faria de novo se fosse preciso". Agora, com 118kg em 1,80m - 10 kg foram perdidos nas primeiras duas semanas - , ele garantiu não prever metas para emagrecer, mas faz uma estimativa. "Não fico colocando meta, mas acredito que devo perder mais uns 30kg. Segundo os médicos, o próprio corpo vai 'ajustar' o peso quando estiver em equilíbrio".
A entrevista foi dada na companhia da mulher, Karina Hassum, de 35 anos. O humorista comemorou o novo visual e exaltou mudanças positivas no seu dia a dia. "Ganhei energia, tudo melhora, não preciso nem dizer o quê. Sem contar que você se sente mais disposto para acompanhar a outra pessoa em suas atividades", festejou.
'Estética é irrelevante', diz Hassum
Após dizer que sempre se sentiu bonito e aparecer bem mais magro em viagem de férias aos EUA, Leandro recebeu elogios da mulher, que declarou que a aparência não é importante no relacionamento. "Depois de tantos anos juntos, a estética é irrelevante. Estou contente mesmo é de vê-lo assim tão bem", disse a designer, casada com o ator há 17 anos.
O artista também comentou que a rotina alimentar mudou e passou a optar por pratos mais saudáveis. "Até porque pesa no estômago. Como pequenas porções. Só não estou liberado ainda para consumir alimentos crus, por causa de possíveis bactérias", detalhou.
"Atualmente, conseguimos dividir um prato quando vamos a um restaurante. Assim, como uma sobremesa. Também percebi como meu paladar mudou. Não gostava de polenta, agora, até cozinho e como. Gostava à beça de comer pão de forma e, hoje, não me cai bem", completou. O ator tem levado marmita para o Projac, na Globo, onde grava a nova série da Globo "Barba, Cabelo e Bigode", prevista para estrear em abril.
Decisão de fazer cirurgia não foi fácil: 'Sou megamedroso'
Perguntado se teve medo de morrer, Leandro não pestanejou: "Muito. Sou megamedroso!". A decisão de perder peso, entretanto, falou mais alto: "Posso dizer para quem tem vontade de fazer que não é um bicho de sete cabeças. Mas quero deixar claro: não estou fazendo apologia à cirurgia bariátrica".
O processo pós-cirúrgico também foi difícil e doloroso. O ator declarou ter sentido incômodos após a operação e explicou: "São seis talhos pequenos na barriga. É um incômodo abdominal nos dois primeiros dias, como se você tivesse malhado muito. Também fiquei com a respiração um pouco curta nesse período. Depois isso, vai diminuindo".
'Não despenquei', diz ator sobre decisão por nova cirurgia
Leandro ainda admitiu que a maior dificuldade foi superar o período em que só podia se alimentar de alimentos pastosos e líquidos: "Nos 20 primeiros dias, você fala: 'Putz, fiz besteira'. Só se bebe água, água de coco e toma isotônico. Não pode comer, mas há o desejo ao sentir o cheiro de uma comida. É um momento muito sofrido, um pouco desesperador. Mas aí tem as compensações...".
E continuou: "O médico vai liberando o iogurte, a gelatina. A sopa que era passada no coador de café pode ser comida mais grossa. É uma expectativa quando a alimentação começa a ser liberada. Não sabemos como estamos por dentro", declarou ele. Por enquanto, o humorista não pretende se submeter a uma cirurgia para retirar o excesso de pele.
"Ainda é cedo para dizer. Estou conseguindo emagrecer sem ficar aquele gordo molengo... Não despenquei. O que já era ruim continua. Se eu precisar fazer uma plástica, no futuro, sem problemas. Tudo é muito relativo. Durante muitos anos, falava que jamais iria operar, mas chegou um momento em que eu não conseguia mais fazer dieta. Começava uma, passava um mês e só perdia um quilo... Para quem é obeso, ninguém nota, algo sem estímulo. Ou tomava essa decisão ou largava mão e saía engordando".