A representatividade é uma questão cada vez mais em voga no cenário mundial e aos 9 meses de vida, Liberty Jaine dá um show no assunto em seu Instagram: a menina estrela uma projeto fotográfico criado pela mãe, Jenelle, desde que ela tinha 3 semanas de vida. A primeira homenageada foi Frida Kahlo, pintora mexicana que entrou para a história mundial e até já virou Barbie. "Eu tive a ideia de fotografar Liberty como Frida porque achei que elas tinham traços em comum. As fotos ficaram ótimas e então comecei a pensar em outras mulheres na História que tenham contribuído para a um mundo melhor para as mulheres e para as pessoas, como um todo. É importante mostrar os traços das personalidades dessas mulheres. Elas se realizaram através do intelecto, coragem, capacidade atlética e uma infinidade de aspectos que espero poder ensinar a minha filha", afirma a americana em conversa com o Purepeople.
Jenelle conta ainda que a bebê se diverte nos bastidores. "Ela fica muito confortável na frente da câmera, feitas com meu celular. Tento tirar fotos pela manhã ou depois de uma soneca quando ela está feliz e animada. O irmão mais velho de Liberty, River, é sempre muito bom em fazê-la sorrir!", pontua. Ícones do pop e ativas na causa feminista, como Beyoncé e Lady Gaga - retratada com o look usado no Women In Hollywood, prêmio no qual fez um discurso emocionante sobre saúde mental - foram algumas das representadas nas fotos. "Todas essas mulheres foram muito divertidas para recriar e pesquisar. Eu pessoalmente amei Amelia Earhart, pois os avós de Liberty trabalharam para as companhias aéreas por 32 anos e eu pude usar alguns de seus sentimentos como adereços para as fotos!", explica Jenelle, mencionando a primeira mulher a cruzar o Atlântico sozinha em um avião.
Com o feminismo como base da educação de Liberty, Jenelle completa: "Tenho esperança de que quando Liberty for mais velha e olhar para essas fotos, ela vai achar que elas são divertidas e informativas. Eu tentei capturar a essência dessas mulheres em Liberty, a emoção da pessoa às vezes realmente pode ser vista nas fotos de Liberty. Além disso, queria chamar a atenção para as histórias específicas delas, para mostrar o quanto essas ações da mulher eram importantes para ajudar a moldar nossa sociedade atual para melhor. Acredito que essas mulheres continuam a inspirar as jovens do dia atual a romper fronteiras e lutar além da igualdade. É importante prestar homenagem às mulheres que lutaram e ajudaram a proteger e promover as causas das mulheres", afirma a americana.
(Por Marilise Gomes)