O príncipe George Alexander Louis chegou ao palácio de Saint James, em Londres, ao lado dos pais, Kate Middleton e William, para a cerimônia de batizado, no começo da tarde desta quarta-feira (23). O bebê de três meses usou uma réplica do vestido, de seda e cetim, feito para o batizado da filha mais velha da rainha Victoria, a princesa Victoria Adelaide Mary Louisa, em 1841.
A peça usada pelo bebê real foi criada por Janet Sutherland, filha de um mineiro escocês que ganhou o título de Bordadeira da Rainha. Na época de Victoria, a roupa foi feita de algodão. Desde então, ela foi utilizada por 60 bebês reais.
Já a duquesa de Cambridge chegou ao palácio usando vestido cor creme da grife Alexander McQueen, a mesma do modelo de seu casamento com o príncipe William, em 2011. O look do batizado é assinado pela estilista Sara Burton, sucessora de McQueen na grife. Para compor, Kate Middleton usou um chapéu da marca Jane Taylor.
A cerimônia, realizada pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, foi acompanhada pela rainha Elizabeth II e seu marido, o príncipe Philip; príncipe Harry; os pais de Kate Middleton, Carole e Michael; os irmãos da duquesa, Pippa e James Middleton; e Camila Parker-Bowles, madrasta de William. Na cerimônia, um coro de seis homens e 10 crianças cantou músicas religiosas, entre elas "Blessed Jesu! Here we stand", canção composta especialmente para o batismo do príncipe William, em 1982. A leitura de trechos da Bíblia ficou por conta dos tios Pippa e Harry.
O príncipe George teve sete padrinhos de batismo, que tiveram os nomes anunciados na manhã desta quarta: Emilia Jardine-Paterson é uma amiga de colégio de Kate e teria apresentado ela ao círculo de amigos de William na universidade, William van Cutsem é um antigo amigo da família real, Oliver Baker é um amigo de universidade do casal, Jamie Lowther-Pinkerton é secretário pessoal de William e Harry, Hugh Grosvenor é filho do duque de Westminster, já Julia Samuel era uma amiga próxima da princesa Diana.
De acordo com comunicado oficial da realeza britânica, príncipe George foi batizado na fonte Lírio com água do rio Jordão, em Israel. Segundo a Bíblia, foi neste local que Jesus Cristo recebeu o batismo. Em 1841, a rainha Vitória e o príncipe Albert construíram a fonte, após o nascimento da princesa Vitória. A partir daí, a água para os batizados reais são extraídas do local.
Após a cerimônia, Kate e William receberão os convidados na Clarence House para um brinde. Uma parte do bolo do casamento real, em 2011, foi congelada na época e será servido na recepção.