O vestido de casamento é uma peça única na vida da noiva e, por isso, deve refletir a personalidade dela. E, na família real britânica isso não seria diferente. O Purepeople reuniu os looks escolhidos por Eugenie de York, prima dos príncipes William e Harry subiu ao altar na última sexta-feira (12), Meghan Markle - casada desde maio deste ano com o filho caçula do Príncipe Charles - e Kate Middleton para destacar a importância do look do grande dia representar a mulher em cada detalhe. Em qual deles você apostaria? Confira abaixo e na galeria acima.
Atualmente duquesa de Cambridge, a inglesa se casou em abril de 2011 com Príncipe Charles, segundo na linha de sucessão ao trono britânico. O vestido de noiva de Kate foi confeccionado por Sarah Burton, diretora criativa da marca de Alexandre McQueen. Bem romântica, a peça trazia inspirações no longo usado por Grace Kelly, mangas compridas de renda e uma cauda de 2,7 metros. A inglesa deixou o cabelo solto e usou uma delicada tiara Cartier com diamantes emprestada pela rainha Elizabeth II. Seus brincos, assinados pelo designer Robinson Pelham, tinham formato de uma folha de carvalho e foram presente de seus pais para a jovem. O toque tradicional do look é, em boa parte, associado à personalidade de Kate, mas também por conta da maior possibilidade de o marido ser rei no futuro, e, assim, demandar uma celebração mais pomposa por parte da monarquia.
Se a americana não saiu dos noticiários nesta segunda (15) após a gravidez ser anunciado, em maio foi seu casamento que movimentou todo o mundo. Criado por Clare Waight Keller, diretora artística da grife Givenchy, o vestido de Meghan Markle fez valer a máxima do "menos é mais". Segundo a estilista, a noiva e ela chegaram uma peça com "estética elegante, corte impecável e comportamento descontraído". Com decote canoa e manga três quartos, o vestido tinha apenas seis costuras e mostrou o lado moderno da realeza. O toque clássico, como não poderia faltar em um casamento da monarquia, foi dado pela tiara: assim como Kate, Meghan usou uma joia emprestada pela avó de seu noivo, confeccionada em diamante e platina e contava com um broche central original de 1893. Posteriormente, Meghan revelou ainda que o vestido tinha um detalhe inusitado: um pedaço do vestido que ela usou no primeiro encontro com Harry.
Integrante da realeza a subir ao altar mais recentemente, Eugenie de York é antenada no mundo fashion há alguns anos e sua escolha para se casar com o empresário Jack Brooksbank demonstrou isso. A neta da Rainha Elizabeth II vestiu um longo assinado pelos designers Peter Piloto e Christopher de Vos repleto de simbolismos em motivos florais: os cardos, flores populares da Escócia, eram uma homenagem ao Castelo de Balmoral; a rosa de York simbolizando a família do pai da noiva, Príncipe Andrews; trevos como representação da família materna, Ferguson e bordados no formato de heras, que simbolizavam a casa onde os noivos irão morar. Apesar da tradição, Eugenie, fã de decotes geométricos e estampas, deu seu toque pessoal deixando à mostra uma cicatriz deixada por uma cirurgia de escoliose. "Fiz uma operação na coluna quando tinha 12 anos. Vocês vão vê-la na sexta-feira (no casamento). É uma forma amável de honrar as pessoas que cuidaram de mim e uma forma de apoiar os jovens que também precisam passar por isso", disse em entrevista anterior ao grande dia. Assim como Meghan, Eugenie deixou os fios presos em um coque. Seu penteado contou ainda com uma tiara de diamantes e esmeraldas Kokoshnik Greville. A pedra verde também estava presente em seus brincos, presentes do noivo.
(Por Marilise Gomes)