Príncipe William e Kate Middleton estão casados há 12 anos e, agora, acumulam mais um parentesco além de marido e mulher: eles são primos de 14º e 15º grau! A descoberta foi feita após análise de uma longa árvore genealógica, publicada, nesta segunda-feira (26), pelo tabloide britânico Daily Mail.
Tudo começa no século XVI. O tataravô de Kate, Frances Elizabeth Greenhow, é neto de 10º grau de William Gascoigne, que se casou com Lady Margaret Percy, filha de Henry Percy, conde de Northumberland. Este último é parente por parte de pai do Rei Eduardo III, que assumiu o trono britânico no século XIV. Esse fato já liga o casal ao Rei Charles III, que se tornou Soberano no ano passado.
Lady Diana, por sua vez, também descende de William e Margaret. A análise da linhagem das famílias revelou, então, que Kate e William são primos de 14º grau na árvore genealógica da mãe da Princesa de Gales e de 15º, quando analisada a descendência do pai. A pesquisa mostrou outro fato curioso: a Princesa de Gales é prima de 8º grau de George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos.
Durante um curto período de tempo em 2007, Kate e William se tornaram apenas primos de graus distantes mesmo. O casal permaneceu separado durante dois meses, depois que inseguranças com relação à pressão da mídia e da realeza assustaram o futuro rei. Ele se entregou às noitadas, enquanto ela seguiu focada em um treinamento para uma competição beneficente de remo.
Em 2010, quando noivaram, Kate e William concederam uma entrevista onde falaram abertamente sobre os dois meses em que permaneceram separados. Ela admitiu que não ficou feliz, mas valorizou o tempo que teve para si.
"Você descobre coisas sobre si mesma que talvez você não tenha percebido. Eu acho que você pode ficar bastante consumido por um relacionamento quando você é mais jovem. Eu realmente gostei desse tempo para mim também, embora eu não tenha pensado nisso na época", disse ela.