Personagem de Juliana Paiva em "O Tempo Não Para", Marocas vai deixar as roupas do século XIX no passado e repaginará por completo o visual. Nos próximos capítulos da novela, a mocinha passará a investir nos tecidos e rendas antigos dos looks só que em uma pegada mais moderna. Sem rotular relação com o ator Nicolas Prattes, após flagra de beijos em show, a protagonista aprovou as transformações. "Eu gosto de mudar. Acho que é sempre bom poder brincar de se ver diferente, ainda mais eu, como atriz. A mudança no visual simboliza um grito de liberdade. Ela sempre foi uma moça à frente do seu tempo. Essa é uma mudança de padrão", destacou ela, que esbanja química com galã no folhetim.
Segundo a figurinista Paula Carneiro, as novas produções da mocinha manterão sua personalidade única. "Tivemos o cuidado de não esquecer as raízes dela. Fizemos um contraponto do que pode ser algo retrô com algo mais atual. Usamos renda, tricô e tweed e mantivemos os acessórios, como a pochete, e as botinhas, que ela já usava. Trouxemos romantismo nos tules das saias, brincamos com couros sobrepostos... Fizemos algo vintage", explica. Se adaptando as produções de 2018, a filha de Dom Sabino (Edson Celulari), personagem que vai beijar Carmen (Christiane Torloni), também decide se livrar dos cabelos superlongos e dará um novo corte aos fios. "Esse é o momento em que Marocas começa a viver esse novo século e a se apropriar de algumas coisas. Não será um corte supermoderno, mas só de cortar é um ato de 'revolucionário'. Vamos tirar cerca de 30 centímetros", adiantou a caracterizadora Juliana Mendes.
O diretor artístico Leonardo Nogueira explica a importância dessa mudança na trama das sete. "Marocas é, por essência, uma moça de vanguarda e essa transformação representa um novo ciclo em sua vida e a adaptação ao século XXI. É um momento de amadurecimento no mundo contemporâneo". "As roupas identificam comportamentos, atitudes e trazem em si uma herança cultural que é típica. Cada um deles tem uma identidade própria, trejeitos e traços de personalidade que o figurino vai destacar. A forma de vestir expressa a identidade das pessoas. No caso de Marocas, também será uma libertação, ainda que com mais de um século de atraso. Os pais dela ficarão escandalizados com os joelhos de fora, os braços nus e, principalmente, com a sensação de que Marocas está se adaptando a um novo tempo mais velozmente que eles", adiantou o autor Mario Teixeira.
(Por Rahabe Barros)