Estela (Juliana Caldas) vai ser a única dos filhos de Sophia (Marieta Severo) que vai visitar a mãe no hospício no final da novela "O Outro Lado do Paraíso". Para a atriz, a atitude da professora vem do seu caráter. "Então, na verdade ela vai ajudar a Sofia. Todo mundo julga a Sofia, mas ela não. Ela sabe separar a mãe dela da assassina, da mau caráter", diz ao Purepeople. "É como ela soube separar quando começou a se envolver com o Amaro (Pedro Carvalho). Por mais que ela gostasse, ela o ajudou sem pedir nada em troca. E é o que ela faria com qualquer outra pessoa, não só por ser a mãe dela agora. É da índole da Estela", acrescenta.
Se em "Amor à Vida" (2014), foi ao ar o primeiro beijo entre homens na Globo, através de Mateus Solano e Thiago Fragoso, no atual folhetim das nove de Walcyr Carrasco, um dos focos é o preconceito sofrido por portadores de nanismo. E a atriz destaca a importância de abordar o tema em horário nobre. "A Estela conseguiu se colocar na posição que ela ocupa hoje, como professora, com as pessoas respeitando ela como pessoa, não como a filha da dona da mina, ela é a Estela", afirma. "Conseguimos abordar outros assuntos também na trama e não só nanismo. Entregamos esse trabalho satisfeito por ter feito as pessoas pensarem e discutirem os assuntos que a novela tratou", completa Juliana, vítima de preconceito por conta de sua baixa estatura. "O Walcyr abriu a porta para as pessoas falarem e respeitarem pessoas com nanismo. As pessoas têm mais consciência que também somos pessoas, somos seres humanos da mesma forma que os outros. É só estatura", completou.
Ao fazer um balanço da trajetória de Estela, faltando menos de duas semanas para o fim da trama, a atriz avalia que sua personagem conseguiu reverter um cenário desfavorável. "Estou feliz. Mesmo com as quedas da história: os embates com a Sofia, a rejeição. Ela deu a volta por cima. Está casada, feliz com o trabalho, com o marido", enumera. Logo após o início da trama, Juliana não poupou elogios para sua mãe na ficção. "Me faltam palavras pra agradecer a generosidade da sua parceria nas nossas cenas mais difíceis, quando temos", escreveu em rede social. Na novela, não raramente, Estela foi chamada de "monstrengo" por Sophia. "A sua preocupação comigo e ao mesmo tempo a minha com você... Que troca linda", completou.
(Com apuração de Patrick Monteiro e texto de Guilherme Guidorizzi)