Ao acordar nesta segunda-feira (18), Julia Lemmertz levantou da cama sabendo que o seu maior presente de aniversário chegou com antecedência esse ano. A atriz, mulher de Alexandre Borges, vive em clima de festa desde que recebeu o convite para interpretar a última Helena de Manoel Carlos na novela "Em família", título provisório da trama de despedida de Maneco. O Purepeople bate um papinho com essa magnífica atriz no dia em que ela completa 50 anos.
"Esse trabalho com o Maneco é mais do que um presente, é uma homenagem ao trabalho de construção de uma personagem que começou com a minha mãe (Lilian Lemmertz), que propiciou a tantas atrizes maravilhosas viverem a Helena de diferentes formas, mas sempre com humanidade. Ela é uma heroína talvez, mas não uma mocinha. É uma mulher de verdade, que erra e acerta, que tem contradições, é um trabalho lindo de fazer, um 'prato cheio'. Quando minha mãe fez 'Baila Comigo' eu já tinha uns 16 anos e acompanhei de perto, principalmente a felicidade dela fazendo essa personagem, o quanto ela se entregou e o quanto dela mesma havia na Helena, um trabalho raro que deixou saudades nela e em quem teve o privilégio de assistir", declara sobre seu próximo trabalho na TV.
A chegada dos 50 anos não assusta a artista, que demonstra serenidade com a nova idade. "Não há outra maneira de viver a não ser envelhecer. O tempo passa pra todos, a vida é assim. A outra alternativa é morrer. Eu quero envelhecer em paz, feliz e com saúde, não ficar velha. Tenho muito tempo pela frente, eu espero. Mas vivo aqui e agora e me sinto muito bem".
Em boa forma, Julia sempre desfila uma silhueta elegante. Mas nada de cultuar a beleza. É estilo de vida. "A vaidade para mim sempre esteve mais ligada ao bem-estar e à saúde, e com o tempo isso foi se confirmando. Gosto de me sentir forte, com pique e disposição. Me alimento bem, me cuido e faço meditação transcendental há 30 anos. Aos 20, você não pensa em como vai ser envelhecer. Agora, mesmo me sentindo muito bem e tendo os benefícios de uma vida saudável, olho pra trás e vejo que já vivi um bom pedaço da minha vida".
Se pudesse voltar no tempo, a porto-alegrense teria um grande desejo: passar mais tempo com a mãe. "Queria ter tido mais tempo de conviver com a minha mãe, de ter conhecido mais profundamente ela. Quando a gente começou essa fase ela se foi, gostaria que ela visse os meus filhos", lamenta ela, que é mãe de Luiza, de 25 anos, fruto do relacionamento com o executivo Álvaro Osório, e de Miguel, de 16 anos, seu filho com Alexandre Borges.
Julia só deve começar a gravar "Em família" em outubro; a novela tem previsão de estreia para janeiro de 2014. A trama principal conta a história de duas irmãs casadas com dois irmãos, e fala do amor entre primos, filhos desses dois casais. Segundo a coluna "Retratos da Vida", do jornal "Extra", Tony Ramos será o par romântico da protagonista no folhetim. Recentemente, a atriz fez uma participação especial em"Guerra dos Sexos".
Confira a galeria de fotos que o Purepeople fez para homenagear a atriz.
(Por José Corso)