Assim como "Amor à Vida" e "Em Família", "Império" também terá um casal homossexual para chamar de seu. Na nova novela das nove da TV Globo, os personagens de Klebber Toledo e José Mayer manterão um romance e, claro, já há uma expectativa em cima de um possível beijo gay entre eles, a exemplo do que aconteceu com os casais Félix e Niko e Clara e Marina.
Para Mayer, essa polêmica e ansiedade em cima do "vai ter ou não o beijo?" é ultrapassada. "Essa festa que se arma em torno de finais de novela é uma hipocrisia, bobagem, espetacularização de algo que deveria ser cotidiano e simples. Mas a moral não é uma coisa estagnada. Os costumes mudam e, com o passar dos anos, a aceitação virá inevitavelmente", prevê.
Em "Império", Cláudio Bolgari (José Mayer) é um cerimonialista influente na sociedade carioca que não "sai do armário" por medo da reação de seus amigos. Embora mantenha um relacionamento com Leonardo (Klebber Toledo), ele é casado e pai de dois filhos para manter as aparências.
A conduta do personagem não é totalmente condenada por Mayer. "Ele já se aceitou, só que como milhões de homossexuais não faz questão de assumir publicamente sua opção. Acho que as pessoas têm amplo direito de terem privacidade na sua escolha", polemiza.
Enrico (Joaquim Lopes), filho de Cláudio, no entanto, não aceitará nada bem essa vida dupla do pai, quando ela vier à tona. Ao descobrir a verdade, ele irá tratar o cerimonialista com desprezo.
O herdeiro ficará ainda mais revoltado ao tomar conhecimento de que a mãe, Beatriz (Suzy Rêgo), sabe dessa situação e a aceita. "A homofobia do meu filho pode ser um ingrediente interessante para enriquecer a trama", torce Mayer.
Convite e parceria
Em entrevista recente ao Purepeople, o autor Aguinaldo Silva contou que Mayer pediu para interpretar o gay enrustido. "Não teria coragem de chamar o Zé para fazer esse personagem. Ele me disse que queria estar na minha novela e eu contei brincando que tinha esse papel", relembrou o novelista, rindo. "Quando terminei, o Zé disse que queria fazer porque é algo completamente diferente de tudo que ele já fez".
Bem-humorado, Mayer rebate a versão. "O Aguinaldo falou brincando, mas foi um convite, sim (risos)", diz. "Aceitei porque quis me desafiar. Vai ser bom mostrar outro lado do meu trabalho para o grande público. Em 'Fina Estampa', eu já apareci com um visual diferente. Mas esse novo personagem vai totalmente ao oposto dos galãs que o público está acostumado a me ver interpretar".
Além do desafio, o ator terá uma motivação extra em "Império". Ele vai contracenar na novela com a filha, Júlia Fajardo. A jovem ficou com o papel de Helena Abrantes, melhor amiga da vilã Maria Marta (Lilia Cabral), após Letícia Isnard descobrir que está grávida.
"Com pai e filha em cena, o coração bate diferente. É uma experiência extraordinária que já tivemos no teatro e, agora, na TV. Para redobrar minha felicidade, ela estará muito próxima da Lilia, uma amiga querida e, possivelmente, uma mestra para a Julia".
(Por Anderson Dezan)