A jornalista da Globo Cristina Ranzolin revelou ter sido diagnosticada com câncer de mama, mesma doença contra a qual luta Alice Bastos, âncora do "Globo Esporte". Ex-titular do "Jornal Hoje" e atualmente à frente do "Jornal do Almoço" (exibido na RBS, afiliada da emissora no Rio Grande do Sul), a apresentadora de 54 anos anunciou no telejornal desta quinta-feira (12) a descoberta do tumor. "Recebi a notícia que eu estava com um nódulo suspeito na mama. Imediatamente, passei por uma biópsia e, no dia seguinte, veio o resultado positivo", explicou Cristina.
"Ainda foi preciso mais uma semana para se chegar ao diagnóstico definitivo do tipo de tumor e qual o tratamento', acrescentou a jornalista. Segundo Cristina, seu nódulo foi classificado como pequeno (mede 1 centímetro), porém agressivo. "Precisa de um tratamento sério. Felizmente, o que melhor responde aos medicamentos. Já comecei, nesta segunda-feira (9), a fazer quimioterapia", detalhou a titular do telejornal exibido na faixa das 12h.
Por conta do tratamento previsto para seis meses, Cristina vai se ausentar do noticiário. "Para me observar e digerir tudo isso. Mas quero que saibam que estou bem, fisicamente, de cabeça, com bons médicos, com o apoio da minha família, especialmente meu marido, com fé em Deus e espero contar com as boas energias de vocês", pediu. Na conversa com os telespectadores, contou também que o nódulo foi descoberto em exames de rotina, incentivados com o Outubro Rosa.
"No meu caso, o nódulo não foi percebido nem mesmo pela ginecologista no exame de toque. Eu tenho uma mama densa, ele (o tumor) estava numa parte bem interna e que só com a ecografia mamária foi possível localizá-lo. Felizmente o meu foi descoberto cedo e isso é fundamental", destacou a jornalista e mulher do ex-jogador Paulo Roberto Falcão em relação à doença, que tem em sua prevenção ainda a prática de exercícios físicos.
Gaúcha de Porto Alegre, Cristina chegou na RBS no final dos anos 1980 para cobrir a editoria esportiva. Em pouco tempo foi transferida para um programa voltado para a agronomia, "Campo e Lavoura". Entre 1993 e 1996 dividiu com William Bonner o "Jornal Hoje". Nesse período, foi apresentadora substituta do "RJTV" e do "Jornal da Globo". Desde 96, Cristina ancora o "Jornal do Almoço" e no ano passado foi escolhida para representar seu estado natal no rodízio de âncoras do "Jornal Nacional" pelos seus 50 anos.
Em recente entrevista ao "Encontro", a atriz recordou o diagnóstico de câncer de mama recebido em 2019, ano no qual Ana Furtado anunciou ter vencido a doença. "Descobri o nódulo tomando banho. A gente tem que desmistificar esse nome tão forte. O câncer é uma doença séria, mas ele tem cura. Principalmente se você tem um diagnóstico precoce (...). O otimismo faz com que a gente tenha mais força. Eu não deixei de trabalhar, sempre mantive minha cabeça muito ocupada. Nunca pensei que seria o fim", declarou Fernanda Motta.
(por Guilherme Guidorizzi)