A disparidade salarial de Marta Silva, dona do recorde de maior goleadora em Copas do Mundo, e Neymar Jr foi alvo de uma questão do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicado nesse domingo (17) no Brasil. Já nesta segunda (18), o presidente Jair Bolsonaro minimizou a importância de trazer o tema na avaliação. Horas depois, a atacante do Orlando Pride reagiu na web e fãs apontaram indireta ao governante. Saiba mais detalhes a seguir!
Em conversa com a imprensa, o chefe de Estado - já alvo de alfinetada de Ana Maria Braga na TV - indicou: "Tem questões ali ridículas, ainda. Ridículas, tratando do assunto. Comparando mulher jogando futebol, mulher e homem, por que que a Marta ganha menos que o Neymar". Apesar de o país já ter um campeonato nacional de futebol feminino e nomes de destaque no cenário mundial, como Cristiane Rozeira, no elenco de grandes times, Bolsonaro avaliou que a modalidade praticada pelas jogadoras "ainda não é uma realidade no Brasil".
Bolsonaro ainda creditou à Marta a diferença salarial. "Isso chama-se iniciativa privada. Ela que faz o salário. Ela que mostra para onde o mercado deve ir. Então, [o Enem] faz umas questões absurdas sempre pregando a igualdade, mas por baixo", indicou o governante, criticado duramente na web por famosos em função da crise no sistema público de saúde de Manaus - auxiliada por famosos como Whindersson Nunes e Gusttavo Lima.
Horas depois da entrevista de Bolsonaro, Marta reagiu com um post visto por muitos internautas como uma indireta ao presidente. "Uns serão lembrados como os melhores da história, já outros...", postou a atacante, noiva da também jogadora do Orlando Pride Toni Deion.
No Twitter, usuários da rede social aprovaram a declaração da esportista e chegaram a cobrar um posicionamento de Neymar - atacante do Paris Saint-Germain que já retornou à Europa após férias no Brasil - sobre a polêmica.
"O mínimo após essa declaração ridícula e machista do Bolsonaro seria um posicionamento do Neymar Jr dizendo que é contra a desigualdade salarial que ele vive com a Marta", opinou uma sobre o camisa 10 do time francês, cuja comemoração recente de gol movimentou a web. "Meu Deus, o Bolsonaro conseguiu ofender a Marta... A Marta!", exclamou outra. "Bolsonaro não aguenta jogar uma partida de futebol com a Marta. Que poder ele acha que tem falando dela?", alfinetou uma terceira. Confira a seguir outros tweets que repercutiram sobre a polêmica.
(Por Marilise Gomes)