Jô Soares resolveu desabafar a dor pela morte do único filho, Rafael Soares na sexta-feira (31). Em um comunicado enviado pela assessoria de imprensa da TV Globo neste sábado (1), o apresentador lamenta a perda do rapaz, que lutava contra um câncer no cérebro há um ano.
"Rafael foi um menino muito especial, que veio ao mundo para nos ensinar tanta coisa. Devido ao autismo, permaneceu um menino. Nosso menino. E, nesses 50 anos, como nos ensinou... a mim e a Teresa (Austregésilo). Ele já estava lutando, com a serenidade dele, há mais de um ano. E agora chegou o momento da passagem. Tenho certeza que ele viveu plenamente, da forma dele, o tempo que esteve conosco", afirma o apresentador
Apresentador conta com a ajuda de amigos neste momento difícil
Segundo informações da Rádio Globo, Rafael já estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde quinta-feira (30). Rafael era fruto do primeiro casamento de Jô Soares, com a atriz Teresa Austregésilo. O corpo do rapaz, que morava com mãe, está sendo velado na capela do Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio, onde também será cremado. O local é o mesmo onde foi realizada a cerimônia de cremação de Pedro Almeida, filho caçula de Manoel Carlos, que morreu aos 22 anos, em Nova York, nos Estados Unidos,após sofrer um mal súbito.
A informação foi confirmada ao Purepeople pelo diretor do "Programa do Jô", Willem van Weerelt. "Estou ajudando a família neste momento difícil", declarou ele, que é amigo pessoal de Jô e que foi o porta-voz do apresentador durante a sua internação de 21 dias devido a uma infecção pulmonar. Coube a Willem também a função de negar que Jô Soares tivesse câncer de pulmão, conforme chegou a ser divulgado. "Isso é uma comédia", afirmou na época.
Cuidados redobrados, mas discretos, com o filho que sofria de autismo
Rafael Soares sofria de autismo de alto nível. O apresentador evitava expor a doença do filho, mas em algumas ocasiões comentou sobre o assunto. "Eu tenho um filho que é autista, tem uma série de problemas que em certos momentos até se agravam ou se agravaram, já é uma condição genética que ele tem e claro que é uma situação mais difícil de você se comunicar com o filho, que tem dificuldade de se comunicar com você e com todo mundo. O autista é isso, vive no mundo dele. Mas você não pode deixar que isso seja o foco principal da sua vida. É também um foco tão importante quanto tudo", disse o apresentador em uma entrevista coletiva realizada em 2013.
Jô Soares está em luto, mas não vai se ausentar do trabalho por muito tempo. Willem disse ao Purepeople que na segunda-feira (3) o apresentador já estará à frente do seu talk show na TV Globo. Quando ficou internado, ele não não conseguiu ficar afastado do programa muito tempo. Na ocasião, ele apareceu mais magro, sem barba e foi recebido com uma festa surpresa, com direito a bolo temático, em sua sala da emissora, em São Paulo, onde a atração é gravada.