Velho conhecido de quem curtia um estilo mais hippie (ou boho, como é chamado hoje em dia) nos anos 60 e 70, o tie dye é uma técnica de tingimento de tecido feita com amarrações na peça. A forma de tingimento faz com que a roupa pareça "manchada", já que não há como controlar o quanto de pigmento vai no tecido, como em uma estampa comum. Isso faz, também, com que cada peça seja única e nunca tenha outra idêntica no mercado. Daí que o estilo começou, há algumas temporadas, a aparecer de novo nas passarelas de grifes nacionais e internacionais trazendo de volta este como um dos elementos dos anos 70 que estão em alta, como já falamos por aqui. O tie dye foi, também, moda entre os surfistas nos anos 90.
A volta do tie dye também invadiu o universo do jeans, tingindo tudo de azul. Chamado de acid denim, o jeans manchado de branco e azul voltou a aparecer nos desfiles há algumas temporadas e pegou. O estilo utilitário, que está em alta nesta temporada, ajudou a catapultar o sucesso do jeans tie dye, que aparece também em macacões com estilo frentista e na calça cargo, uma das peças do momento nas passarelas nacionais e internacionais que faz parte da moda utilitária.
As cores, no entanto, também fazem parte desta trend que usa justamente delas para criar um fator a mais de interesse no visual abstrato. Os tons terrosos, tendência dominante neste inverno, foram a aposta da Dior para criar tanto looks para o inverno 2019 quanto para peças da coleção cruise 2020 (a marca apostou, inclusive, no acid denim para esta coleção). Já nos looks do designer nepalês Prabal Gurung, as cores vibrantes foram a aposta da temporada do verão 2019 e criaram looks dignos dos surfistas lá dos anos 90.
A pioneira no revival desta trend, no entanto, foi a italiana Miuccia Prada que apostou em muito mais que camisetas coloridas. A grife criou, além de looks dignos de red carpet, bolsas que se tornaram verdadeiros hits entre os fashionistas de plantão (como você pode ver no look da top model Gigi Hadid). Na esteira do retorno à tendência foram Dior, Giorgio Armani e outras das principais labels do mundo da moda, o que acabou pegando tanto entre fashionistas como nas grandes redes de fast fashion. Se você ama o tie dye, a hora de usá-lo é agora! Confira sugestões para usar na nossa galeria e aposte sem medo!
(por Deborah Couto)