Já faz algumas temporadas que os looks utilitários são a bola da vez. Há algumas estações o estilo street wear vem dominando com soberania as passarelas nacionais e internacionais. Já nas últimas fashion weeks o utilitarismo vem aparecendo com novas facetas. O utilitário da vez tem mais de militarista (só na moda!) e menos de street wear, tendência que dominou absoluta as temporadas passadas. Esse estilo vem promovendo o retorno de algumas peças que há muito tempo não víamos nas passarelas e nas ruas. A calça cargo é um exemplo, que apareceu como hit absoluto nas semanas de moda europeias e deu as caras pelo São Paulo Fashion Week também.
O modelo da vez tem a cintura mais alta e menos volume do que os usados há 20 anos, e vem tanto em versões casuais, que remetem a um militarismo que está em alta atualmente, quanto em looks mais luxuosos. Pelas passarelas brasileiras, a Cargo apareceu em desfiles como os das novatas Piet e Korshi, que têm uma pegada mais street wear. Já no look da Bobstore, um terno mistura dois estilos em alta nesta temporada: western e utilitário, com calça um pouco mais ajustada e diversos bolsos estratégicos. O styling foi arrematado com chapéu de cowboy. Casual e fácil de aplicar no dia a dia é a combinação de calça cargo e camisa branca -- uma das peças mais versáteis da moda. Produzida assim a cargo fica liberada para ir ao escritório sem parecer destoante, especialmente se for combinada a um par de saltos altos.
Já a jardineira, em alta há algumas temporadas, promete permanecer trendy pelo menos até o próximo inverno. Versátil, a peça permite a construção tanto de looks casuais, com complementos despretensiosos como tênis e sandálias rasteiras, até produções mais arrumadinhas, com salto alto ou oxford, por exemplo. A proposta da Cotton Project, com camisa branca e mocassim, transita entre esses dois universos. Mais despojada, a LED apostou no modelo usado com sandálias flatforms -- uma das apostas do verão 2019 -- e com top tomara que caia, para montar uma produção perfeita para o fim de semana.
Antigamente, a jardineira jeans era considerada roupa para trabalhadores de fábricas e para grávidas. Com o tempo tudo mudou, já que hoje ela aparece em passarelas de algumas das principais grifes do mundo e nos looks das fashionistas mais descoladas.
(por Deborah Couto)