Paulo Gustavo está internado em um hospital do Rio de Janeiro com Covid-19. Intubado e usando um pulmão artificial, em tratamentos que já somam mais de R$ 1 milhão, o artista, em estado crítico, tem lutado pela vida. Do lado de fora do centro médico, fãs, amigos e familiares de Paulo se uniram em uma corrente de orações e esperança.
Irmã do artista, Ju Amaral divulgou o novo boletim médico do irmão, por quem chamou de um apelido carinhoso, e pediu: "Tatau, o caminho e o tempo, É Deus! Confia, reza, tenha força e FÉ! Aguenta firme que já já você estará em casa com seus filhos e família! TE AMO irmão".
Marido de Thales Bretas, com quem tem dois filhos, os gêmeos Romeu e Gael, de 1 anos, Paulo tem recebido os cuidados diariamente do companheiro, que também é médico. "Ele não larga você um minuto. Ele, como médico, sabe tudo que está acontecendo e ajuda muito. Mas não 'só' isso: Como seu amor, coloca música pra você, faz massagem no seu pé e conversa com você. Todos os dias", contou Susana Garcia, médica e amiga pessoal de Paulo, que também tem acompanhado o caso.
De acordo com o comunicado enviado nesta quinta-feira (15) pela família de Paulo, o artista segue em estado grave, mas após passar por alguns procedimentos cirúrgicos, reagiu ao tratamento. "Finalmente conseguimos sanar as fístulas bronco-pleurais identificadas. Nas últimas 48 horas também observamos a normalização da coagulação com o tratamento instituído e não mais detectamos sinais de hemorragias", afirmaram os médicos, que se mostraram otimistas. "A situação clínica do paciente, embora ainda crítica, traz à equipe profissional mais confiança em sua recuperação. Estamos cientes de que ainda temos um caminho pela frente".
Recentemente o marido de Paulo Gustavo, Thales Bretas, pediu a ajuda de amigos, fãs e familiares para formarem uma corrente para a doação de sangue ao artista. "Por causa da ECMO (circulação extracorporea em membrana, que é o pulmão artificial) ele tem que ficar anticoagulado, perde um pouco de sangue, e por isso precisou tomar algumas bolsas de sangue", explicou.
Thales lembrou, ainda, que mesmo se não estiverem no Rio de Janeiro, onde Paulo está internado desde o dia 13 de março, todos podem doar sangue em suas cidades para ajudar outras vítimas da Covid-19.
Atendendo ao chamado do amigo, Claudia Raia foi ao posto de doação de sangue acompanhada pelo marido, Jarbas Homem de Mello. "Sangue da Claudia certamente purpurinado e iluminado como ela!", comemorou Thales, agradecendo o gesto de carinho da amiga. "Gratidão. Muito bom sentir tanto amor", completou.
(Por Carmen Moreira)