A noite desta quarta-feira (27) foi intensa para os participantes do "Ilha Record". Durante a votação, que possibilitou que os participantes do time Esmeralda fossem alvos, Kaik teve que escolher um participante para ir direto para o Desafio de Sobrevivência e mandou Raphael Sander sem pensar duas vezes.
"Eu acredito que se não fosse do jeito que foi a votação da semana passada, eu seria o alvo dele. Eu também o considero uma pessoa muito forte", comentou o Comandante da semana. Em seguida, os outros confinados tiveram que votar começando por Bruno, que deixou uma pedrada em Jaciara, sua então aliada. Whendy, considerada por muitos como a "pau-mandado" da edição, recebeu o voto de Raphael e Caíque, porém ela estava combinada com Ste, Fábio e Naka para votar em Caíque.
Sendo assim, Caíque e Raphael se enfrentam na prova que decide quem vai para o Exílio ao lado de Vitória e Kaio. No entanto, de acordo com uma foto vazada, os próximos exploradores eliminados são Whendy e Caíque.
Após a votação, Raphael foi questionar Solange Gomes, que estava com medo de ser alvo do elenco e fez fofoca sobre Braz, por causa da sua opção. Para o ator, a modelo quebrou um acordo feito entre eles e Caíque Aguiar. "A Sol tinha combinado uma coisa que não fez", acusou. "Eu te passei três vezes perguntando pra você: 'você vai seguir a tua primeira e segunda opção?' e você falou: 'vou, não mudou nada'. Chegou lá e você simplesmente não fez o que você falou", disse o ator.
Solange Gomes, que prometeu vingança contra participantes, se defendeu afirmando que não combina voto, porém não convenceu o competidor. "Mas você estava falando outra coisa para mim e pro Caíque, Sol. E claro que você pode mudar de opinião, mas foi o que eu te pedi: 'avisa para a gente antes para não ficarmos vendidos'", rebateu Raphael.