Muito tem se falado em "harmonização facial". É a nova febre nos consultórios e nas clínicas de estética. Mas vocês sabe realmente o motivo dessa técnica ser feita e em que ela se baseia? Kim Kardashian, por exemplo, é uma das celebs que já recorreu a esses procedimentos. Se falamos sempre por aqui sobre procedimentos para conquistar uma pele mais saudável, que inclui também o uso de ácidos retinoico e até uniformizar e clarer a pele com hidroquinona, há quem opte por intervenções mais específicas, como explica a dra. Adriane Peres, cirurgiã-dentista formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Em conversa com o Purepeople, ela tira todas as suas dúvidas.
"A harmonização orofacial se baseia na análise do rosto de cada pessoa para que a mudança não seja padronizada e os rostos tenham seus traços únicos e destacados", conta Adriane. Além do mais, para realizar uma harmonização facial é necessário combinar um conjunto de procedimentos para harmonizar o sorriso com o resto da face.
A bichectomia; os fios de sustenção; a lipo de papada; os bioestimuladores de colágeno; o botox, ou a toxina botulínica; o preenchimento com ácido hialurônico e o MD Codes, que é uma técnica que preenche determinados pontos do rosto para projetar as partes que se deseja aperfeiçoar, fazem parte desse conjunto de aperfeiçoamento. "É um conjunto de procedimento realizados para harmonizar o sorriso com o resto da face. Esse procedimento nada mais é enaltecer o que a pessoa tem de melhor e trazer mais pontos de evidência no rosto, além de melhorar os sinais de envelhecimento da pele. Não existe isso de apenas um preenchimento em um local, assim não caracteriza uma harmonização orofacial", explica a cirurgiã-dentista que atende no Le Monde, na Barra da Tijuca.
Nunca haverá uma paciente igual a outra. Cada rosto é único, seja ele com a face mais redonda, mais retangular, oval, mais quadrado, tudo depende do rosto de cada pessoa. Por isso que cada avaliação é personalizada, para não ter um monte de rostos iguais como estamos vendo por aí. A harmonização é um procedimento sério e sutil. Ela não visa mudar o rosto da pessoa de forma total. "Na consulta a gente avalia e identifica os pontos mais críticos em conjunto com a paciente, o que ela realmente quer melhorar e o que o profissional acredita que possa destacar ainda mais sua beleza. É tudo em conjunto para alcançar um resultado satisfatório". "Dá para aumentar a mandíbula, aumentar o malar, dar um efeito blush, preencher o lábio, empinar o nariz, todos esses procedimentos são os chamados "beautification", técnicas muito vistas nas irmãs Kardashian-Jenner", complementa Adriane.
Além disso existem outras técnicas de harmonização orofacial que visa o anti-envelhecimento, como a aplicação de botos em pacientes com até 30 anos. Isso ajuda a retardar o envelhecimento e quando o paciente desenvolver uma maior periodicidade com o tratamento, menos produto ele vai precisar durante a manutenção.
A técnica de rejuvenescimento é muito usada em pessoas que nunca trataram do rosto na vida e querem fazer a harmonização facial, porém possuem muita flacidez, rugas e manchas. "Então, nesse caso, precisamos lançar mão de mais procedimentos para melhorar a aparência do rosto dessa paciente", conta Adriane.
Se o seu maior medo é de anestesia geral, pode ficar despreocupada, já que todo o procedimento é realizado no consultório, quando feito por dentistas, com uma anestesia intraoral, para bloquear os nervoso. A pessoa fica o tempo todo acordada e em geral dura de uma a três horas dependendo dos procedimentos a serem feitos. No caso de preenchimento nos lábios, dura cerca de uma hora. Lábios com volumes estao super em alta e ficam lindos quando coloridos com um batom vermelho, ou vinho, que são as cores da estação.
De acordo com Adriane Peres, o resultado é visto já de imediato quando a paciente faz o preenchimento. Só que no momento, a pessoa vai estar com edema, ou alguma hematoma por conta das furadas de injeção. O resultado final só será visto a partir de 30 dias quando não tiver mais inchaço no rosto. E a medida que o tempo vai passando, a mulher vai ficando com o rosto mais definido, mais harmônico e consequentemente mais bonito.
O produto inserido no organismo começa a ser eliminado a partir de 8 meses, o que já caracteriza uma necessidade de retoque. A boca é uma das regiões que o produto dura menos já que é um músculo que está sempre em movimento. Nesse caso, é necessário fazer o retoque com uma certa periodicidade. Quanto menos tempo de o produto vencer no organismo, menos produto será usado para o retoque. Não é para exagerar, é só para manter o procedimento que já foi feito e harmonizado. O ideal é que após a harmonização, a mulher fique de dois a três dias de repouso sem atividade física. Afinal, não queremos nenhum imprevisto nessa recuperação, certo? Que tal um spa day no conforto do seu lar com dicas caseiras? Você aproveita para repousar e deixar sua pele radiante.
(Por Bianca Lobianco)