Guilherme Karan continua internado no Hospital Naval Marcílio Dias, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O humorista está na unidade há mais de um ano para se tratar da Síndrome de Machado Joseph, uma doença rara, hereditária e degenerativa, que leva a perda das capacidades motoras. De acordo com o pai do ator, Alfredo Karam, o filho segue em tratamento intensivo, porém não consegue mais falar.
"O Guilherme continua na mesma situação e o quadro permance o mesmo. A consciência dele não foi afetada, mas os movimentos e a fala estão comprometidos. Ele ouve, mas não pode falar. Ele se comunica com a cabeça e com os olhos. Vamos ver o que Deus fará por ele", disse o almirante da Marinha em entrevista para o jornal "O Dia", desta quinta-feira (28).
Em março do ano passado, a amiga e diretora Tessy Callado havia dito que o humorista ainda conseguia se pronunciar, mas com muita dificuldade. O último trabalho do ator na TV foi em "América", exibida em 2005, onde viveu o Geraldito.
'Prefiro ficar com recordações', diz pai
Nesta quarta-feira, o canal pago Viva voltou a exibir o humorístico "TV Pirata", levado ao ar, originalmente, entre 1988 e 1992. Porém, a família optou por não rever a atração onde Guilherme deu vida a vários personagens como o machista Zeca Bordoada no "TV Macho". "A gente sente bastante. Com dois filhos que já se foram e ele no mesmo caminho, eu prefiro ficar com recordações do passado sem estar repisando em cima", explicou.
A mesma emissora vai reprisar a partir de março a novela "Meu Bem, Meu Mal". No folhetim de Cassiano Gabus Mendes, Guilherme interpretou o mordomo Porfírio, apaixonado por Magda, papel de Vera Zimmermann, atriz que recorreu a uma peruca para aparecer careca em "Os Dez Mandamentos".
Claudia Rodrigues também enfrenta problemas de saúde
Além de Guilherme Karan, a humorista Claudia Rodrigues é outra famosa a enfrentar sérios problemas de saúde. A Marinete de "A Diarista" luta há 15 anos contra a esclerose múltipla - uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central e o cérebro.
Recentemente, se submeteu a um transplante de células-tronco e, por isso, precisou raspar a cabeça. No ano passado, Claudia ficou internada após um surto.
(Por Guilherme Guidorizzi)