Após 20 anos, Guilherme Fontes garante que o filme "Chatô - O Rei do Brasil" vai chegar aos cinemas ainda em 2014. O longa, que teve a produção interrompida na década de 1990, seria a estreia do ator na direção de cinema.
"Está quase lá! Mas dessa vez vai... Estou fechando com uma agência de distribuição e só falta definir a data correta de lançamento", conta Guilherme ao Purepeople.
O filme de 1 hora e 53 minutos, no entanto, ainda precisa ser finalizado. Mas Guilherme é otimista e já comemora. "É um gol! A sorte é hoje existem outros canais para se fazer a exibição de um filme. Mas, claro, que a janela principal para este filme é o cinema. Quando apresentei o projeto, já era grandioso e tinha uma característica multimídia. Acho que era ambicioso demais para época", avalia.
Imbróglio
A novela envolvendo "Chatô" se arrasta desde os anos 1990, quando Fontes conseguiu autorização do Ministério da Cultura para captar R$ 12,5 milhões através da Lei Rouanet. As filmagens do longa que traz Marco Ricca no papel do empresário Assis Chateaubriand (responsável por trazer a TV ao Brasil) e roteiro baseado no livro de Fernando Morais, começaram em 1999. Mas sob suspeitas de que as prestações de contas estavam sendo adulteradas, o orgão governamental interrompeu o repasse de recursos e, consequentemente, e seguri com a produção ficou inviável.
Três anos depois, as filmagens recomeçaram, mas o filme não foi lançado. Guilherme Fontes, então, virou alvo de processos de sonegação fiscal e de ações para devolução do dinheiro.
"Sou um natimorto! Costumo brincar dizendo que o que vocês vêem é apenas um expectro. Mataram a minha vida pessoal e fiscal. Tento viver com as consequências desse equívoco nacional. Mas a saga continua! Tenho 33 anos de carreira e as pessoas acham que não fiz mais nada", afirma Fontes, que também pretende estrear esse ano uma peça chamada "Esse otário sou eu".
"É meio como me sinto no meio disso tudo. Vivemos em um mundo perdido em estórias e histórias. Cria-se ficção onde não há. Eu sou um homem que prefere conviver com a verdade seja em cena ou fora dela", garante o ator, atualmente no ar com a novela "Além do Horizonte ."
Solteiro, após ter terminado o casamento de 13 anos com Patrícia Lins e Silva, Fontes diz estar focado no trabalho. "Amo a minha família e me dou muito bem com a minha ex-mulher. Não estou com ninguém. Estou fazendo a novela que é uma obra aberta para um coração perdido", brinca o ator.
(Por Renata Mendonça)