Grazi Massafera lembrou ter tido uma criação machista até a separação dos pais. E, por isso, rejeita repetir as atitudes com a filha, Sofia, de 5 anos, caso lhe dê irmão. "Se eu tiver um menino, os dois serão tratados da mesma forma em casa, dividindo as tarefas e obrigações", assegura em entrevista à revista "Ela" do jornal "O Globo", deste domingo (1º). A estrela da novela "O Outro Lado do Paraíso" já disse ter planos de engravidar outras três vezes, mas desistiu por conta da violência mundial, e que gostaria de ser mãe de menino como é na TV.
A intérprete da Lívia da trama das nove lembrou que o irmão não ajudava nas tarefas do dia a dia. "Só eu podia fazer as tarefas domésticas, e meu irmão não lavava louça nem varria casa. Meu pai (seu Gilmar) não deixava minha mãe trabalhar. Mas, quando ele saiu de casa, vi a transformação da minha mãe. Ela virou praticamente uma feminista ao ir à luta", recordou a atriz que planeja ainda ter diálogo aberto com Sofia, fruto do seu casamento de seis com Cauã Reymond. "Não quero que o sexo seja banalizado, mas também não espero que seja um tabu entre nós", explicou Grazi, clicada com frequência em passeios ao ar livre com a menina. Já ao ser questionada sobre o aborto, foi direta: "Não sou contra nem a favor, mas sou a favor da liberdade sobre o corpo da mulher".
Discreta quando o assunto é a sua vida sentimental, Grazi mantém na sala de TV, cômodo pouco visitado em sua casa, os prêmios que já ganhou. Mas por um tempo, as estatuetas ficaram no chão e só foram ganhar as prateleiras após receber a visita de um especialista em Feng Shui. "Era como se os deixasse escondidos. Levei isso até para a análise. É claro que não desvalorizo esses prêmios. Mas entendi que o mais importante é que tudo isso esteja guardado dentro de mim na forma de memórias lindas", explicou. A falta de exibicionismo também é notada pela quase ausência de retratos seus no imóvel. "Na minha casa quase não há fotos minhas. Acho estranhíssimo quando você entra na sala de uma pessoa e tem aqueles retratos enormes", revelou.
Após emendar "Verdades Secretas" e "A Lei do Amor" com o atual folhetim das nove, a atriz pretende ficar um ano longe da telinha, descarta não participar de campanhas publicitárias (é a estrela de mais de uma dezena, entre elas a da grife de lingerie Intimissimi) e planeja retornar aos papéis no cinema. "Tenho uma família inteira para sustentar. Hoje sou a tia que paga faculdade dos sobrinhos e do meu irmão. Também pago colégio para uma turminha. E ainda estou fazendo um pé de meia para ter uma aposentadoria digna", concluiu.
(Por Guilherme Guidorizzi)