Como prevenir a celulite? Há tratamentos que ajudam a disfarçar e até mesmo eliminar dos nossos corpos esses traços indesejados. Pode até haver um fator genético, mas a prática de uma vida saudável e de exercícios diários são fortes contribuintes para a prevenção.
"Para prevenis a celulite é importante manter hábitos saudáveis, com uma boa alimentação; ingerir bastante água; ter o hábito de comer frutas; não fumar ou consumir bebidas alcóolicas em excesso; exercitar-se; manter-se no peso ideal; manter a pele hidratada; fazer drenagens", são algumas orientações que a Dra. Barbara Aguiar.
De acordo com a SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que a celulite é a vilã de 95% dos brasileiros. Por que isso gera tanto incômodo? O primeiro dado que explica esse desconforto com o corpo é a autoestima da pessoa. Depois vem questões mesmo de beleza e bem-estar e por fim de saúde. Mesmo assim, ainda há aqueles pacientes que se orgulham de seu corpo e ainda defendem a ideia de mostrar nossas imperfeições.
Segundo a Dra. Barbara, "a celulite afeta diretamente a autoestima da mulher. Ela causa alteração na textura da pele com formação de nódulos e depressões", afirma. A especialista nos ajuda a entender um pouco mais sobre a celulite. De acordo com a médica, ela é classificada e diagnosticada por graus.
"Existem 4 graus de celulite: O grau 1 é o mais leve, só é visto se apertar a pele com um pouco de força; O grau 2 já é possível notar sem comprimir a pele; O grau 3 já deixa a pele com aspecto de gomos, os nódulos aparecem e são visíveis na roupa mais justa; O grau 4 é mais grave, possível ver através das roupas, causa dor por causa dos nódulos maiores e prejudica a circulação", orienta.
Para ajudar no tratamento, 5 dicas úteis que ajudam a prevenir o surgimento de celulite. Confira:
Beber bastante água;
Fazer atividade física;
Manter alimentação saudável;
Fazer drenagens ou massagens;
Evitar o fumo.
Quando elas aparecerem e estiverem incomodando, procure um médico, dermatologista ou um profissional reconhecido na área e de sua confiança e siga as orientações corretamente de tratamento.