O "Carnaval Globeleza 2025" não será igual ao que passou. Depois de uma enxurrada de críticas por tirar os jornalistas da cobertura dos desfiles na Sapucaí e no Anhembi, a emissora carioca decidiu recuar na decisão de colocar influencers/atores para cruzarem as avenidas. Diretor dos Estúdios Globo, Amauri Soares foi quem determinou o retorno dos jornalistas.
Vale lembrar que a web além de criticar a escalação de não jornalistas para cobrirem os desfiles dos Grupos Especiais do Rio e São Paulo pediu, claro, a volta das equipes. E celebrou a cobertura da apuração fluminense, com o time tradicional. Nesse ano, Dandara Mariana, Kenya Sade e Vítor diCastro colaram quatro noites seguidas de trabalho.
Por outro lado, Boninho, diretor de núcleo da emissora carioca, chegou a defender o novo modelo de transmissão.
Segundo o colunista Daniel Castro, do "Notícias da TV", outra decisão já foi tomada também. Karine Alves (estreante deste ano), Alex Escobar e Milton Cunha vão ficar à frente das transmissões. Só há um impasse. Se eles vão narrar tanto a folia paulista como a fluminense.
Isso porque em 2025, o Grupo Especial do Rio terá três noites de desfiles - domingo, segunda, e, pela primeira vez, terça. O número de agremiações, 12, foi mantido, porém ao invés de seis por noite, serão quatro, com os trabalhos se encerrando mais cedo.
A apuração está mantida para a Quarta-Feira de Cinzas, bem como o rebaixamento de uma só escola, e os desfiles das campeãs no sábado seguinte. E é a questão cansaço que irá determinar se o trio vai trabalhar cinco noites seguidas (o carnaval de São Paulo segue com a sexta-feira e o sábado).
Nesta quinta-feira (23), a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), presidida agora por Gabriel David, noivo de Giovanna Lancellotti, realiza o sorteio para definir a ordem de cada escola. Unidos de Padre Miguel irá abrir o domingo (2 de março), a Unidos da Tijuca, a segunda, e a Mocidade Independente, a terça (3/3).
As escolas foram respectivamente campeã do Acesso-2024, 11ª colocada e 10ª colocada no Especial-2024. As demais foram divididas em três trincas para gerar um equilíbrio a cada noite.
Já em São Paulo, a ordem dos desfiles foi definida neste final de semana. Na sexta-feira, 28/2, desfilam Colorado do Brás, Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Mancha Verde, Tatuapé, Rosas de Ouro, e Camisa Verde e Branco.
No sábado, Águia de Ouro, Império da Casa Verde, Mocidade Alegre - atual bicampeã -, Gaviões da Fiel, Tucuruvi, Estrela do Terceiro Milênio e Vai-Vai.