O desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro teve início na noite deste domingo (11), mas quem assiste ao espetáculo de casa parece que não está satisfeito com a experiência. No X, antigo Twitter, são inúmeras as críticas para a transmissão da TV Globo.
O principal motivo das reclamações é a rapidez com que a emissora tem exibido os detalhes dos desfiles, o que deixou grandes momentos de fora. Durante a passagem da Beija-Flor, a falta de tempo de tela para a comissão de frente e o casal de mestre-sala e porta-bandeira causou revolta.
"Essa transmissão tá muito ruim! Ninguém tenta dar um contexto do desfile pra gente, sem comentários relevantes do enredo, mostra 3 segundos de cada coisa", lamentou um espectador. "Meia hora de desfile e a Globo não mostrou nada do desfile da Beija-Flor. Com certeza, a pior transmissão da história", disparou um internauta. "Imagina essa transmissão atual da Globo sendo teletransportada para 2010. Simplesmente perderíamos a comissão de frente histórica da Unidos da Tijuca mudando de roupa em 5 segundos na frente de todo mundo", pontuou outro perfil.
Outro ponto que levantou críticas no X é a ausência de repórteres do jornalismo da emissora para cobrir as arquibancadas e detalhes do desfile. A cobertura está sob comando de personalidades conhecidas da programação do Multishow, como Kenya Sade e Victor diCastro.
"Eu quero a equipe de jornalismo da Globo Rio na transmissão. Cadê Mariana Gross na arquibancada popular? Diego Haidar no meio da pista? Fábio Judice mostrando o abre alas? Alexandre Henderson rodando no meio das baianas?", perguntou um espectador. "Chocada com a transmissão da Globo desse ano, tá uma merda" detonou outro perfil. "Falta informação, falta repórter na pista, falta cobertura!", lamentou mais um internauta. "Cadê meus repórteres maravilhosos do 'RJTV'? Que caralho de transmissão é essa, mamãe Globo?", brincou um usuário.
A decisão de retirar os jornalistas da transmissão do Carnaval foi estratégica. Segundo o jornal Folha de São Paulo, o objetivo foi atrair mais anunciantes e aumentar o faturamento. Os jornalistas não podem fazer merchandising, segundo o código de ética da própria emissora, o que atrapalhava as negociações publicitárias.