Após decidir encurtar a novela "Amor de Mãe", a Globo também vai enxugar "Salve-se Quem Puder" de acordo com o colunista de TV Daniel Castro. Segundo a publicação a decisão da emissora carioca visa não ter que paralisar todos os trabalhos mais uma vez em caso de um possível surto de coronavírus em seus estúdios. A trama das sete não é exibida desde o dia 28 de março. No último capítulo da primeira fase, o de número 54, a história revelou que Hugo (Leopoldo Pacheco) é o chefe da quadrilha da qual Dominique (Guilhermina Guinle) faz parte.
Também de acordo com o colunista, a nova quantidade de capítulos de "Salve-se..." será decidida nos próximos dias. No cronograma original, a trama das sete se despediria da grade na próxima sexta-feira (24) após 155 capítulos para dar lugar a "A Morte Pode Esperar", que agora terá novo título e só irá estrear em 2021, assim como as novas novelas das seis ("Nos Tempos do Imperador") e das nove ("Um Lugar ao Sol"), além da temporada inédita de "Malhação" ("Transformação"). Horas após a divulgação da nota do colunista, a Globo confirmou que tanto "Amor..." como "Salve-se..." só voltarão ao ar em 2021. A substituta de "Fina Estampa" será "A Força do Querer", já a de "Totalmente Demais" está indefinida. Dessa forma só ano que vem a emissora terá novamente folhetins inéditos.
A Globo também decidiu encurtar suas tramas pois analisou que mesmo diante de um protocolo rígido de segurança e substituição de cenas de beijos e abraços por cenas virtuais, o risco de contágio é grande. Tomadas noturnas e sequências contanto com crianças, animais e figurantes seriam evitadas no "novo normal". Além disso, se alguém da equipe testar positivo para a Covid-19 todos os demais envolvidos teriam que cumprir um novo período de isolamento. E, dessa forma, os trabalhos seriam afetados. O novo custo dos capítulos também pesou na decisão uma vez que a mesma cena será gravada com mais câmeras para evitar o contato entre os atores.
No caso de "Salve-se..." há mudanças causadas por outros fatores. José Condessa deixou a trama alegando já ter compromissos agendados para o segundo semestre em Portugal. E Sabrina Petraglia está grávida do segundo filho. Ao mesmo tempo em que pode ter duas baixas no elenco - há uma indefinição se a atriz volta ao não aos trabalhos -, a trama de Daniel Ortiz terá novidades na "segunda temporada". Rodrigo Simas passa a disputar Luna (Juliana Paiva) com Téo (Felipe Simas), enquanto Babu Santana vai interpretar um policial.
(por Guilherme Guidorizzi)