Esqueça as mocinhas boazinhas vividas por Giovanna Lancellotti em "Insensato Coração" (2011) e "Gabriela" (2012). Na novela "Alto Astral", próxima das sete da TV Globo, a atriz aparecerá dando vida à Bélgica, uma jovem cheia de falhas de caráter que irá atrapalhar a vida da personagem interpretada por Sophia Abrahão.
"Estou animada, ela me tirou da zona de conforto", comemora Giovanna, em entrevista ao Purepeople. "A Bélgica é invejosa e ambiciosa. Se faz de amiga da personagem da Sophia e, na verdade, quer tudo dela. Na sua avaliação, tudo isso é preciso para chegar onde deseja".
Mesmo com essas atitudes condenáveis, Giovanna defende o papel e não rotula a jovem como "vilã". "Para mim, é uma menina que ainda está descobrindo suas maldades. Ela se diverte fazendo isso e acha que não tem nada demais. Mas, no fundo, não é uma pessoa ruim. Gosta da família, a ajuda, mas quer mudar de vida de qualquer jeito".
Por isso, a atriz não teme ser odiada nas ruas. "A Adriana Esteves fez algo inédito: as pessoas amavam a Carminha, mesmo sendo uma vilã. O público não concordava com suas atitudes, mas se divertia com elas. Então é natural que os telespectadores tenham raiva da Bélgica, mas quero também que torçam por ela", diz.
Giovanna ainda não começou a gravar "Alto Astral" e, na preparação, já clareou os cabelos e tem assistido ao seriado norte-americano "Gossip Girl". "Não tem muito a ver com a Bélgica, mas é o mesmo universo dela: gente jovem e meninas fazendo maldades por causa de homens, status e dinheiro", explica.
A atriz adianta que o inusitado nome será rejeitado pela personagem. "Ela só gosta de ser chamada de Bel", conta. Na história, a jovem vai ter três irmãos, com nomes também excêntricos: Afeganistão (Gabriel Godoy), Itália (Sabrina Petraglia) e Israel (Kayky Brito).
Retorno
A volta à televisão após dois anos afastada é comemorada por Giovanna. Aos 21 anos, ela garante não ter ficado ansiosa nesse período. "Foi super normal e maravilhoso. Amadureci profissionalmente e aproveitei esse tempo para direcionar minha carreira para outros lados. Adoro TV, mas também é bom dar atenção a outras mídias", diz.
Nesse período, a atriz estrelou sua primeira peça, "Pequeno Dicionário Amoroso", com Eri Johnson, e gravou seu primeiro filme, "Entre Abelhas", com Fábio Porchat, previsto para estrear no final deste ano. Na história, ela interpreta Regina, ex-mulher do personagem de Porchat. Após pedir a separação, ele começa a não enxergar as pessoas ao seu redor.
"Sempre quis fazer cinema e estou ansiosa para me ver na telona", entrega. "O filme não é uma comédia tradicional. É engraçado, mas a graça está na situação. Não tem piada, por exemplo", comenta sobre o longa, dirigido por Ian SBF, integrante do grupo Porta dos Fundos.
(Por Anderson Dezan)