Gilberto Gil é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras. O cantor foi eleito, nesta quinta-feira (11), por maioria absoluta e vai ocupar a cadeira de número 20, antes preenchida pelo jornalista Murilo Melo Filho, que morreu no ano passado. Com a honraria, o baiano se torna a segunda personalidade negra a garantir as atuais vagas.
Pelo Instagram, Gilberto, que foi aclamado por uma live durante o São João, agradeceu ao título: "Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha". Segundo o G1, Gil acompanhou a votação na casa de amigos, no Rio de Janeiro.
Atual presidente da Academia Brasileira de Letras, o poeta Marco Lucchesi comentou a eleição de Gil. "Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria".
Gilberto Gil recebeu 21 dos 34 votos da eleição. Ele disputava a vaga com o poeta Salgado Maranhão, que obteve sete votos, e o autor Ricardo Daunt, que não pontuou. Brancos e nulos somaram seis votos.
A eleição de Gilberto Gil para a Academia Brasileira de Letras foi bem recebida por diversos setores da classe artística. Preta Gil, cantora e filha do artista, celebrou a nomeação. "Ele sempre foi imortal pra mim, mas agora, ele é imortal da ABL. Meu Deus, seu Gilberto, que loucura!", disse a estrela, que assumiu projeto social do Paulo Gustavo recentemente.
Pelo Instagram, diversas personalidades comentaram o título. Deborah Secco aclamou: "Merecidíssimo!". A cantora Zélia Duncan comemorou: "Tão lindo e tão merecido!". O cantor Luiz Caldas deixou comentário emocionante: "O Brasil deve se sentir orgulhoso de ter Gilberto Gil como filho!". Carlinhos Brown, que está no ar como técnico do "The Voice Brasil", vibrou: "Viva! Mestre gigante!".