Duda Riedel. Influencer. Escritora. Jornalista graduada na PUC-Rio. Atriz formada pela Escola Wolf Maya. E diagnosticada com leucemia. Há cerca de duas semanas, a youtuber viu sua vida mudar ao descobrir o câncer. Mostrando sua rotina com bom humor no Instagram, a jovem está lançando campanhas para doação de sangue e dando exemplo motivação no momento de luta, assim como Ana Furtado. "Não aceitei fácil, mas eu tinha duas opções: ou me render ou aprender alguma lição. Morrer não é uma possibilidade. Tentei mudar o meu campo de visão e enxergar as partes boas. Minha cabeça ainda está boa. Estou lidando muito mais como um processo de evolução do que uma doença", explicou em entrevista exclusiva ao Purepeople.
Tudo começou com um quadro de sinusite e febre. Duda Riedel não estava se sentindo bem há algumas semanas quando fez um exame de sangue que indicava baixa de plaquetas. Ela chegou a fazer vários exames e teve suspeita de mononucleose antes de descobrir que estava com leucemia. "Estava muito confiante. Tinha certeza que não seria. Nem cogitava. Mas quando saiu o primeiro diagnóstico, tinha 70% de chance de ser leucemia. Mesmo assim, eu estava muito apegada aos 30%. Eu estava bem", relembrou.
Com uma experiência de vida digna de filme, Duda Riedel recebeu a notícia no dia 3 de maio de 2019 na companhia de seu ex-namorado. "Eu gritei. Joguei coisas no chão. Me revoltei. Fiquei maluca, afinal, a sociedade passa uma ideia de que câncer é algo muito ruim. Pensei nas cenas de filmes e novelas. Eu não entendia. Estava me sentindo bem. Não acreditava que algo assim pudesse acontecer comigo", explicou a youtuber, que morava no Rio de Janeiro por conta dos estudos. Desde então, ela voltou para sua cidade natal, em Fortaleza, para iniciar o tratamento de quimioterapia, que conta com dieta alimentar e restrição hospitalar.
Doadora desde 16 anos, a influencer, que acaba de cortar o cabelo bem curtinho igual ao de Bruna Marquezine, está mobilizando os seguidores para doarem sangue. "Tento ao máximo incentivar as pessoas para ajudar o máximo possível", explicou. A ideia trazer algo positivo para este momento complicado. "Eu estava em um emprego que odiava, mas daria tudo para estar nele de novo. No entanto estou aqui no hospital. Agora, vou acordar cedo para lutar pela minha vida. Ter um dia ruim é melhor do que não ter um dia. Nem todos os dias são bons. Não sei da onde está vindo esta força, mas estou apegada a ela", explicou.
Duda Riedel exibe todo o seu talento em vídeos que publicados no Instagram e no Youtube. "Eu não tinha tempo para fazer estágio, mas sempre gostei de fazer vídeos para o Snapchat. Por indicação do meu namorado na época, comecei com o canal sobre amor", relembrou. Foi, inclusive, quando terminou o relacionamento que o canal deslanchou chegando a 100 mil em apenas um ano. "Eu era uma pessoa que namorava e falava sobre relacionamento, mas depois me tornei uma solteira falando sobre a fossa", brincou.
Depois do término, ela começou a escrever um livro sobre a vida de solteira. "Comecei a escrever e acabou ficando pronto. Demorei um ano neste processo. Não tive pressa", explicou. "Se Valoriza, Mulé" fala sobre relacionamentos e será lançado no dia 3 de junho, um mês após descobrir o câncer. "Não é um livro clichê. Vou contar todas as minhas falhas. Errei demais. Era muito possessiva e ciumenta. Sempre fui dependente. E isso acontece. Falo muito mais sobre o processo de encarar a solteirice", contou.
(Por Ana Clara Xavier)