Um personagem de 'Game of Thrones' que apareceu em poucas cenas mas foi mencionado diversas vezes é o rei Aerys II, mais conhecido como o Rei Louco. O pai de Daenerys Targaryen governava Westeros até que uma rebelião pôs fim à dinastia Targaryen, que esteve tantos anos no poder. Em 'House of The Dragon', vemos justamente o momento em que a casa está no seu auge e começa a viver uma guerra interna. Mas afinal, quem é o Rei Aerys II e qual é o seu parentesco com Rhaenyra Targaryen, de 'House of The Dragon'? O PurePeople de explica!
Aerys II e Rhaenyra são da casa Targaryen: ou seja, fazem parte da mesma família. Porém, 'House of The Dragon' se passa cerca de 200 anos antes de 'Game of Thrones'. Isso significa que existe uma grande quantidade de Targaryens entre os dois. Mesmo assim, é possível traçar um parentesco entre eles.
O avô de Aerys II era Aegon V, que se tornou rei depois que o Grande Conselho decidiu ignorar outros candidatos que estavam anteriormente na linha de sucessão. Aegon V é neto de um dos filhos de Rhaenyra. Assim, dá para entender mais ou menos qual é a relação entre Rhaenyra e Aerys II, apesar de estarem bem distantes um do outro na mesma árvore genealógica.
Aerys II era casado com Rhaella Targaryen e juntos tiveram três filhos: Rhaegar, Viserys e Daenerys. Rhaegar teve 2 filhos com Elia Martell, chamados Rhaenys e Aegon. Além disso teve um 3º filho com sua amante Lyanna Stark, que é o famoso Jon Snow. Viserys aparece na 1ª temporada de 'Game of Thrones', mas morre antes de ter filhos. Já Daenerys, que foi casada com Khal Drogo, tem como descendentes seus 3 dragões: Drogon, Rhaegal e Viserion.
Aerys II era rei por direito de Westeros. Ele estava seguindo a dinastia Targaryen, que se mantinha no poder desde a conquista de Aegon. Porém, com o passar dos anos, o Rei Aerys II foi tomado pela loucura. Ninguém sabe exatamente o que causou isso, apesar das teorias de que pode ter relação com os relacionamentos entre os Targaryens.
Ele deixou de confiar em todos os seu redor e ouvia vozes em sua cabeça sobre uma traição. Aerys II passou a ser conhecido como o Rei Louco e se tornou imprevisível e despótico, causando o caos e acabando com acordos e lealdades com outras casas. Pouco antes do fim da guerra, Aerys II decidiu colocar fogo em Porto Real e destruir tudo em seu caminho. Porém, seu guarda-costas, Jaime Lannister, o esfaqueou nas costas - o que o deu o apelido de Regicida. Assim, a dinastia Targaryen chegou ao fim e Robert Baratheon, que liderou a rebelião, se sentou no Trono de Ferro.