Primeiro brasileiro campeão mundial de surfe,Gabriel Medina conquistou o título da etapa de Hossegor da Liga Mundial de surfe nesta quinta-feira (15), na França. O surfista não tinha chegado em primeiro em nenhuma etapa atual da temporada. Com a vitória, ele encerra o jejum de 14 meses sem conquistar etapas do Circuito Mundial - seu último triunfo havia sido em agosto do ano passado, no Taiti.
"Estou me sentindo muito bem. Eu treinei muito neste ano, e como eu disse para o meu pai, eu estava com saudade de vencer um evento. Eu estou amarradão. Me sinto muito bem na França, onde a onda é bem parecida com a da minha casa (Maresias). Eu também gosto de croissant e baguete", disse Medina em entrevista ao "Globo Esporte".
Com uma atuação de altíssimo nível no último dia, Medina encerrou em grande estilo atropelando o australiano Bede Durbidge por 17,50 a 9,44. A conquista no pico francês rendeu ao jovem US$ 100 mil (R$ 380 mil) de premiação e 10.000 pontos no ranking mundial. Sendo assim, ele subiu de sétimo para quinto lugar e ainda tem chance de buscar o bicampeonato mundial nas duas disputas restantes: em Peniche, em Portugal, neste mês, e Pipeline, no Havaí, em dezembro.
Atleta dedica vitória ao avô e cai no choro
Na saída do mar, o brasileiro foi erguido nos ombros pelo padrasto Charles Rodrigues. Ao subir no palanque, recebeu um banho de champanhe dos amigos, dentre eles Adriano de Souza. "Estou muito feliz de voltar ao pódio, especialmente com a vitória. Eu fico feliz de voltar à França, aqui sempre foi bom para mim", destacou o surfista, que figura na lista das 100 pessoas mais influentes da revista "Time".
O riso só deu espaço às lágrimas ao lembrar do avó Jaime Pinto, que morreu em junho deste ano, vítima de AVC. O brasileiro se emocionou ao falar dele e dedicou o título ao avô. "Fiz uma promessa para mim mesmo. Eu realmente queria vencer um evento este ano, porque alguns meses atrás eu perdi meu avô e eu queria dar esta vitória a ele", disse.
"Sei que ele está lá em cima. Estou amarradão com o jeito que surfei. Consegui notas 10, notas 9. Estou feliz. Ganhei do jeito que meu avô falava: "Vai somente nos aéreos, não fica tentando fazer curva. Vai somente para os aéreos". Eu consegui fazer alguns aéreos nesse torneio para deixa-lo orgulhoso", finalizou, com a voz embargada.
Neymar aprende a surfar com Medina
Craque da bola, Neymar enfrentou um desafio durante a gravação de um comercial em Barcelona. Oatleta teve aulas de surfe com o amigo Gabriel Medina. "Olha o surfista aqui", disse Medina ao enviar um vídeo com o atacante, devidamente paramentado para aprender o esporte, ao promoter David Brazil.
Os dois são muito amigos. Um elogio do jogador ao surfista durante o programa "Caldeirão do Huck" virou trending topic no Twitter. Apesar de ter virado ídolo, Medina também tem seu momento fã. Em uma rápida passagem pelo Rio de Janeiro, o namorado de Tayná Hanada já tietou Grazi Massafera.