Ao longo dos anos, é normal o corpo passar por mudanças e perder colágeno e elasticidade. Além disso, mulheres que engravidaram também sabem o quanto uma gestação mexe física e emocionalmente com o corpo. Por isso, é comum que a região do abdômen fique mais flácida.
"Na barriga, por exemplo, os músculos se alongam para que o útero possa se expandir. Esse movimento leva a uma distensão demasiada da pele, podendo inclusive causar rompimento das fibras elásticas dérmicas. Após o nascimento do bebê, a pele precisa de estímulo para retornar a sua elasticidade prévia", explica a médica dermatologista Marcella Araújo.
Para quem está em busca de mais firmeza na pele, principalmente na região do abdômen, os tratamentos estéticos podem ajudar. "O procedimento estético adequado, como no caso de bioestimuladores de colágeno à base de ácido poli-L-lático, reduz a flacidez de pele", explica a profissional.
No entanto, é importante aliar os procedimentos estéticos a outras técnicas, para um resultado mais potente. "Já para reorganizar a musculatura da região, é necessário um trabalho multidisciplinar com fisioterapia e exercícios físicos. Todas essas técnicas combinadas, ajudam a melhorar o aspecto estético e funcional do abdômen".
Os tratamentos feitos com os bioestimuladores de colágeno, como o Sculptra®, estão em alta nos consultórios porque estimulam as células do próprio organismo a produzir a substância e agem de forma tridimensional no corpo.
Entre os benefícios, estão a melhora da qualidade da pele, além de recuperar a firmeza perdida ao longo do tempo e trazer de volta a sustentação. Importante reforçar que, antes de agendar qualquer tratamento, é fundamental ter o acompanhamento de profissionais da saúde habilitados para indicar a melhor opção de acordo com a sua necessidade.
Outra vantagem do tratamento estético é que, além do abdômen, o tratamento pode ser feito em outras regiões do corpo e do rosto. "Pode ser utilizado em áreas como rosto, pescoço, braços, glúteos e coxas, atuando diretamente no combate à flacidez, bem como melhorando o aspecto da celulite associada à flacidez", explica Marcella.
E mais: os procedimentos estéticos com bioestimuladores de colágeno podem ser feitos de forma preventiva, sempre aliados a um estilo de vida saudável. "Uma paciente que tem esses cuidados possivelmente sentirá um impacto menor em seu corpo depois da gestação, ao iniciar de forma preventiva sua poupança de colágeno e fortalecimento dos músculos do abdômen".