Nem todos os vilões de "Joia Rara" vão morrer no fim da trama, que termina nesta sexta-feria (4). Ernest (José de Abreu) e Manfred (Carmo Dalla Vecchia) terão um desfecho trágico, mas Décio (Miguel Rômulo) e Valter (Leopoldo Pacheco) conseguirão escapar da polícia após roubar a joalheria Hauser e vão se aliar à máfia italiana. As informações são da colunista do jornal "O Globo", Patrícia Kogut.
Tanto pelo roubo à loja quanto pela exploração de trabalho infantil nas carvoarias, pai e filho vão parar atrás das grades, respectivamente, depois de uma denúncia feita por Laura (Claudia Ohana), ex-mulher de Valter e mãe de Décio. Ela deixa a joalheria aos cuidados do filho para ir acudir Gaia (Ana Cecília Costa) - que acaba falecendo - e quando volta se depara com o desfalque.
Porém, os dois conseguem escapar da prisão e segundo a colunista Duca Rachid e Thelma Guedes, prepararam um desfecho diferente para os malandros: eles fogem do país e se unem à máfia italiana, tendo inclusive sua foto estampada em manchetes de jornal, informando que são procurados pela polícia internacional. Confira outros finais da trama.