No fim de "Os Dias Eram Assim", Nanda (Julia Dalavia), diagnosticada com AIDS, vai morrer em decorrência de uma pneumonia. Mas sua irmã e protagonista da trama, Alice (Sophie Charlotte), terá um final feliz ao lado de Renato (Renato Goés). Depois de ser baleada pelo ex-marido, Vitor (Daniel de Oliveira) e ficar entre a vida e a morte, a fotógrafa consegue se recuperar e termina a supersérie, cujo último capítulo será exibido no próximo dia 18, com o médico. Na trama, haverá uma passagem de tempo e o casal aparecerá mais velho, com cerca de 70 anos, nos dias atuais.
Em 2017, eles irão juntos a uma exposição com fotos sobre o período da ditadura, responsável pela separação dos dois no começo da série. No local, começam a escutar gritos vindos das ruas. Eles caminham até a saída da exposição e se deparam com uma manifestação pedindo "Diretas Já". A cena final será uma mistura deles nos dias de hoje e no passado, quando se reencontraram no protesto de 1984. Curiosamente, Sophie Charlotte e Renato Goés, fora de cena, marcaram presença em uma passeata que pedia novas eleições, na praia de Copacabana, em maio deste ano, acompanhados de Daniel de Oliveira e Maria Casadevall.
E as autoras Angela Chaves e Alessandra Poggi reservaram um fim nada agradável para Vitor e sua mãe, Cora (Susana Vieira). Depois de cometer atrocidades com a ex-mulher e até interná-la em um hospício, o empresário tenta matar Renato na igreja onde se casou com a filha de Kiki (Natália do Vale), mas acaba acertando Alice e é expulso de lá pelo médico. Nervoso, ele deixa o local e surta de ciúmes ao volante, perdendo a direção. "Ele não vai ter Alice. Ela é minha para sempre", exclamará o pai de Gabriela (Isabella Koppel). Nesse momento, ele já está sendo perseguido pela polícia pela tentativa de homicídio. Descontrolado, ele joga o carro de um precipício e morre no acidente. Ao saber da morte do filho, Cora fica louca, sem acreditar na morte do herdeiro.
(Por Marilise Gomes)