Salmon (Rafael Sardão) mais uma vez será escolhido por Josué (Sidney Sampaio) para ser espia de Israel em uma cidade cananeia, na reta final da novela "A Terra Prometida". Dessa vez, o pai de Boaz (o nome do ator não foi divulgado), que será raptado por Mara (Cristiana Oliveira) para um ritual aos deuses pagãos, vai com Otniel (Leonardo Miggiorin) para Jerusalém.
Antes da nova missão, o guerreiro se despede da mulher, enquanto o namorado de Acsa (Marisol Ribeiro) e futuro primeiro juiz hebreu, a ser escravizado, tem sua coragem elogiada pelo tio, Calebe (Milhem Cortaz). As cenas estão previstas para irem ao ar na semana que vem na trama bíblica da RecordTV. Logo depois, os hebreus deixam o Gilgal.
No deserto, Salmon e Otniel observam uma caravana de mercadores de escravos se dirigindo ao reino de Adonizedeque (Mário Frias), a essa altura já aliado de Samara (Paloma Bernardi). Os hebreus atacam o grupo e conseguem libertar os prisioneiros, entre eles a mulher e o filho de Zuma (Iran Meu Nego). Em seguida, indicam a Mandisa (Karen Motta) e Bomani (Antônio Carlos) o caminho do acampamento hebreu, entram em Jerusalém e na taberna são atendidos por Lina (Naiumi Goldoni).
Novamente cúmplice da irmã, se aliaram no assassinato de Abel (Edu Porto), o Monstro Hebreu (Raphael Vianna) decide armar contra a mulher de Josué. Tobias atira uma flecha na meia-irmã no mesmo momento em que Zaqueu (Ricky Tavares) está caçando codornas. O arqueiro acredita ter atingido Aruna (Thais Melchior), que, ferida, cai no rio e é levada pela correnteza. A filha de Yana (Luciana Braga) é socorrida por soldados cananeus sem saber que será refeita refém por eles.
E na outra ponta do folhetim de Renato Modesto, Sama (Andrea Avancini), novamente grávida, é socorrida por Ruth (Louise Marrie), segunda mulher de seu marido, Boãt (Tatsu Carvalho), ao passar mal. Levada para a tenda hospital de Darda (Ana Barrozo) preocupa a curandeira. A mãe de Chaia (Juliana Boller) avisa que ela e o bebê correm risco de morte.
(Por Guilherme Guidorizzi)