No final da novela "Novo Mundo", assim como os mocinhos terão seu tão esperado final feliz, os vilões serão castigados. Enquanto a punição de Greta (Julia Lemmertz) será a prisão e a de Thomas (Gabriel Braga Nunes) a morte, Sebastião (Roberto Cordovani) será humilhado de várias maneiras, nos últimos capítulos da trama das seis. Depois de ser salvo por Libério (Felipe Silcler) de um incêndio, o mercador de escravos se torna um mendigo, tendo que roubar comida, e acaba levando um banho de fezes.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, a derrocada final do pai de Cecília (Isabella Dragão) começa quando ele fica sozinho em sua casa vazia, uma vez que todos seus móveis serão confiscados pelo governo, para pagar dívidas e impostos. Arrasado, Sebastião decide encher a cara, e bêbado, provoca um incêndio, e justamente Libério aparece para salvá-lo, apesar de ter sofrido tanto nas mãos do sogro. Mas mesmo assim o mau-caráter ainda o rechaça: "Tire essa mão de mim, animal!".
Falido, o comparsa de Thomas então passa a viver nas ruas, tendo que roubar pão da taberna para conseguir se alimentar. A humilhação final acontece quando Sebastião esbarrar em um escravo "tigre", alcunha dos servos que carregavam e dispensavam barris com fezes e urina, naquela época. Xingado pelo vilão, o tigre despeja seu barril em cima dele, dando um banho de dejetos em Sebastião em praça pública.
Elvira (Ingrid Guimarães) será finalmente reconhecida como atriz após substituir uma estrela portuguesa no Teatro Real. Ela então funda sua própria companhia e decide sair em turnê. Quinzinho (Théo de Almeida Lopes), decide ir com a mãe, e Hugo (César Cardadeiro) também a acompanha. Já Domitila (Agatha Moreira) vai tentar matar Leopoldina (Leticia Colin), mas acaba levando um tiro de dom Pedro (Caio Castro) e no capítulo final assiste às escondidas à coroação do casal como Imperador e Imperatriz do Brasil.
(Por Samyta Nunes)